Vereador chama atenção para taxa de infartos na Baixada Santista

Parlamentar apresentou requerimento solicitando informações

Quando se trata da taxa de mortalidade por infarto agudo no miocárdio, conhecido como infarto, a Baixada Santista está entre as três maiores do Estado. E segundo o cardiologista, Dr. Sergio Paulo Almeida Bueno de Camargo, somente 20% (ou menos) dos pacientes chegam ao hospital com até duas horas do início dos sintomas, seja por não valorização da dor ou pela ausência de padronização e uniformidade no atendimento.

Porém, o que mais chama atenção no assunto é como o infarto pode acontecer, sendo que a qualidade de vida na Baixada Santista não condiz com que a cidade disponibiliza para seus munícipes.

O cardiologista escreveu para a coluna do jornal A Tribuna, no domingo (11/06), sobre o assunto e relatou que a importância em se intervir na fase pré-hospitalar do infarto, definindo prioridades e estratégias. Mencionou também que o ideal seria programas que permitam identificar o perfil dos casos que não chegam aos hospitais e suas causas, afim de bem estruturar unidades de atendimento, equipadas e qualificadas.

Devido a isso, na Sessão Ordinária do dia 19/06, o vereador Geonísio Aguiar, o Boquinha (PSDB), solicitou um requerimento para a Secretaria de Saúde que informe os dados das taxas de mortalidade por infarto. Pois, se existe um programa de prevenção para problemas cardíacos, por que a população não tem conhecimento disso?

"Seguindo a nota do Dr. Sergio, encaminho a secretaria de saúde e solicito informações se existe algum programa de prevenção a problemas cardíacos, como infarto do miocárdio e sobre a taxa de mortalidade pelo mesmo em nosso município. Gostaria de chamar atenção, pois ele é um cardiologista renomado em nossa sociedade e atenta ao número de óbitos por infartos em nossa cidade que não condiz com a qualidade de vida pelo nosso município. Então, solicito a secretaria de saúde sobre a íntegra destes dados", justifica o vereador Boquinha.

Na mesma sessão, o parlamentar fez questão de parabenizar o cardiologista, Sergio Paulo Almeida Bueno de Camargo, pelo seu trabalho e compartilhar seu conhecimento e procupação com a sociedade.

O Dr. Sergio também alerta a importância dessas informações a população e como agir no caso dos primeiros sintomas de infarto, na busca por auxílio médico, além de treinamento em massagens cardíacas. Para o médico, são detalhes como estes que podem salvar muitas vidas. Porém, não são todos que tem acesso e conhecimento destas informações, por isso, um programa de prevenção cardíaca seria ideal para salvar a vida dos munícipes ou, ao menos, dar tempo de chegar aos hospitais com vida.

Gabinete do Vereador Geonísio P.  Aguiar (Boquinha) -
Contato: