Vereador apresenta trabalhos para o combate à fome no município

Lincoln Reis resolveu apoiar e investir no projeto Xeppa In Box

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo.

Com base nessa triste estatística o vereador Lincoln Reis (PL) resolveu apoiar e investir no projeto Xeppa In Box e apresentou um requerimento (REQ. 3507/2019) questionando o Governo Municipal sobre as ações que estão sendo realizadas para cumprir a lei municipal 2.521 de 2008 que determina sobre o armazenamento, recolhimentos e aproveitamento das sobras de alimentos em feiras livres. E também apresentou Projeto de Lei (PL. 0169/2019) com diretrizes para combater a fome no município de Santos e promover a função social dos alimentos in natura que são desperdiçados no município.

O projeto Xeppa in Box começou em 2016 no Desafio Start-Up Cidadã, promovido pelo Parque Tecnológico de Santos em parceria com a Prefeitura Municipal para o desenvolvimento de um projeto que pudesse melhorar a sociedade de alguma forma e naquela ocasião conquistaram o 3º lugar. Que consiste basicamente em recolher o material rejeitado pelo cliente em caixas ou cestos deixados com os feirantes. Ao final da feira, em vez do alimento ser descartado na rua ou no lixo, fica no cesto, que será recolhido. O resultado da coleta passa por uma triagem, o alimento que seria descartado por não estar em bom estado para consumo é usado em compostagem e o que estiver ainda em bom estado é reaproveitado, 60% dos alimentos são destinados a instituições de caridade e 40% são utilizados para receitas de uso integral dos alimentos e desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias.

Depois de três anos de experiências e parcerias, os principais atores do projeto resolveram criar o “Instituto Xeppa In Box” com objetivo de apoiar a estruturação de um programa municipal de combate ao desperdício de alimentos no município de Santos/SP, inicialmente a partir dos resultados obtidos na coleta junto as 13 feiras livres semanais, com previsão de coletar no primeiro ano 5,2 toneladas por mês de alimentos descartados pelos feirantes que serão processados em cozinhas municipais de Santos (podendo ser as das Vilas Criativas).

Gilda Lima | Assessora de imprensa
Gabinete do vereador Lincoln Reis (Pl)
Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1- 1o. andar - sala 8 - Santos – SP

Álbum de Fotos