Vereador apresenta projetos

Melhorar os serviços da área é uma das metas

Compartilhe!

2 curtiram
Aprimorar cada vez mais a oferta de serviços na área da Saúde à população de Santos. Com este objetivo o vereador Evaldo Stanislau (PT) protocolou dois novos projetos de lei e requerimentos na Câmara Municipal. Presidente da Comissão Permanente de Saúde e Higiene, o parlamentar já soma sete propostas de alterações na legislação da cidade, visando à criação e a ampliação de serviços na rede pública de Saúde da Cidade.

Um dos projetos recém-apresentados obriga disponibilização diária na página da Prefeitura na internet do estoque de medicamentos distribuídos gratuitamente à população. Estes dados incluem os remédios fornecidos nas unidades próprias e também nas farmácias privadas, conveniada ao Programa Saúde não tem Preço. Além da quantidade, também deverão constar no link informações com o nome do princípio ativo, nome fantasia, classe terapêutica e validade. “Ao verificar os estoques em tempo rela, o cidadão não perderá a viagem se o remédio que precisa está em falta”.

O segundo projeto obriga os hospitais privados de Santos a disponibilizar, mensalmente e em linguagem acessível ao leigo, suas taxas de infecção hospitalar, número de admissões e alta de pacientes, taxa de óbitos, quantidade de leitos gerais, de UTI infantil e adulto. Estes dados deverão ser fixados em painel exclusivo para esta finalidade em área de grande circulação, até o décimo dia útil do mês imediatamente seguinte. “É uma ferramenta a favor do usuário, que estimula a competição. Afinal, ninguém vai querer ser o campeão em mau desempenho".

População Negra
O vereador apresentou requerimento, cobrando da Secretaria Municipal de Saúde informações sobre adesão a Política Nacional de Saúde da População Negra. No Brasil, os problemas de saúde da população negra vão desde alterações ligadas à genética, como anemia falciforme, até outras relacionadas desigualdades de cunho social, como maior prevalência de mortes ligadas ao parto e à violência.

Nesta sexta-feira (30 de agosto), o vereador Evaldo Stanislau será um dos palestrantes do Seminário Santista de Saúde da População Negra. Entre as questões a serem abordadas, a prevalência da anemia falciforme entre as pessoas negras. O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal da Comunidade Negra, com apoio das Secretarias de Saúde e de Defesa da Cidadania. A partir das 18h, no Sindaport (Rua Júlio Conceição, 91, Vila Mathias).

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo
(13) 3219-1890