Vereador apresenta Projeto de Lei sobre reutilização e uso racional de água

A conscientização sobre a necessidade de preservar a água do Planeta é cada vez mais importante.

No mundo de hoje, a preservação ambiental é uma das maiores preocupações de todos os governantes e da população em geral. A conservação da água potável e a reutilização de água para outros fins que não o consumo, estão no centro das ações de conservação do Planeta.

Por essa razão, o Vereador Augusto Duarte (PSDB) apresentou um Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Conservação, Uso Racional e Reuso de Água em Edificações no Município de Santos. O Programa tem por objetivo instituir medidas que induzam à conservação, uso racional, utilização, reutilização e emprego de fontes alternativas para captação de águas nas edificações, como forma de despertar a consciência ecológica e conservar este recurso ambiental.

No Projeto de Lei, estabelecimentos de uso multifamiliar ou exclusivo, público ou privado, cujo terreno for igual ou superior a 70m² deverão ter um sistema de captação de águas pluviais com conjunto hidráulico próprio e cisterna, ou tanque, com as especificações determinadas no projeto.

O combate ao desperdício quantitativo de água compreende ações voltadas à conscientização de população, através de campanhas educativas, abordagem do tema nas escolas municipais de ensino, em palestras e outras formas semelhantes que falem sobre o uso abusivo da água, métodos de conservação, uso racional e reuso desta. “A responsabilidade de cuidar do Planeta é de todos nós. Não podemos apenas cobrar dos nosso Governantes se nós mesmo desperdiçamos água, que é um bem tão precioso e cada dia mais escasso, lavando nossos quintais, carros ou molhando jardins. A água de reuso é uma realidade e todos devemos aderir!” – afirma o Vereador Augusto.

Álbum de Fotos