Vereador aciona MP para investigar abandono de ambulâncias da prefeitura

O contrato de locação de veículos particulares também é questionado

1 curtiu
Ao menos nove ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão em estado de abandono na garagem do município, enquanto a Prefeitura de Santos gasta cerca de R$ 120 mil por mês na locação de veículos para execução deste serviço.

A denúncia é do vereador Evaldo Stanislau (Rede) que esteve na garagem e registrou a deterioração de ambulâncias e outros veículos. Indignado com o descaso com o dinheiro público, o parlamentar protocolou representação junto ao Ministério Público e apresentou Requerimento de Informações, cobrando explicações do Governo Municipal.

"Na sexta-feira (dia 23), visitei as garagens da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e a sede do SAMU. O que vi? Viaturas relativamente novas com pneus carecas, paradas porque aguardam "baterias", porque não tem etanol para abastecer. Veículos com visíveis sinais de abandono, má conservação e canibalização, ou seja, peças de uns, retiradas para outros", enfatiza o presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Santos.

Conforme ressalta o parlamentar, ao invés de priorizar a manutenção das próprias ambulâncias, a Prefeitura opta por alugar estes veículos de empresas com histórico de problemas judiciais. Atualmente, foi contratada em regime de urgência a SOS Ambulâncias – Emergências Médicas Ltda., cujo proprietário, Uilson Roberto Ponce também é dono da Capital Ambulâncias Ltda. As duas firmas tem sede no mesmo endereço, na Capital paulista.

Conforme levantamento junto às diversas esferas da Justiça, a SOS Ambulâncias é ré em mais de uma centena de processos por não recolhimento de tributos e desrespeito a direitos trabalhistas. "Mais que uma denúncia, este é um alerta. Acredito que profissionais, pacientes e cidadãos são todos vítimas potenciais da irresponsabilidade de quem gere a Saúde Pública em Santos".

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco e Lane Valiengo