Verbas do Dade

Valor de 20% nas futuras obras é destacado em audiência

Compartilhe!

2 curtiram
Obra como a do Rebouças, a reurbanização no bairro do Jabaquara, a revitalização do Museu do Surf e o repasse da verba de 20% do Governo do Estado nas próximas obras foram alguns dos temas debatidos na audiência pública sobre as verbas do Dade.

Presidida pelo vereador Geonísio P. Aguiar, Boquinha, na tarde de quinta feira (14), os integrantes do Siedi (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações), Nilson Barreiro, Maria Valeria Affonso dos Santos e Simone Xavier Galvão, fizeram uma apresentação sobre as obras custeadas desde 2011 até 2018.

A audiência que foi bastante produtiva deu oportunidade para os funcionários mostrarem a casa legislativa como os trabalhos das obras estão sendo feitos. Logo de inicio, o engenheiro Nilson e arquiteta Valeria, explicaram sobre o a reestruturação do Deck dos Pescadores. "Será uma reforma planejada! Deixaremos o lugar viável, enquanto não encontramos um modo fixo para que o deck não seja prejudicado ano a ano com o impacto das ondas", afirmam os profissionais.

Outro tema que chamou bastante atenção foi o Jardim Botânico. Segundo a arquiteta, eles estão trabalhando duro para melhorar o muro do jardim botânico. "Além de não estar bonito visualmente, recebemos algumas reclamações de invasões no local. Quero deixar visualmente mais bonito para atrair todas as pessoas que estão do lado de fora", relata Valeria.

Os profissionais explicaram que no ano de 2016, uma parte da verba foi para a iluminação e para os banheiros públicos da Praça Mauá. O que acabou chamando bastante atenção do vereador Boquinha, pois os banheiros sempre estão em péssimas condições. "Não é um espaço adequado, principalmente para as mulheres. E o pior, toda vez que o consertam, o lugar é denegrido. O que é triste, pois muitos turistas passam no local e isso infelizmente, interfere na nossa cidade também".

Mesmo assim, os profissionais do Siedi tem esperança e estão com um projeto de acessibilidade para estes banheiros também.

Na audiência, o vereador também questiona sobre a Praça do Sesc, pois o mesmo está há meses se reunindo com munícipes e engajado no assunto. E o engenheiro Barreiro, afirmou: "Até julho, a obra estará totalmente concluída".

Uma das novidades é que nas verbas deste ano, está incluso a segunda etapa da reforma do Emissário Submarino, a requalificação da Av. Moura Ribeiro, com enfoque em acessibilidade, a reurbanização Lagoa da Saudade, a reurbanização Av. Francisco Ferreira Campos, a revitalização da escadaria do Monte Serrat com foco na escada hidráulica, iluminação geral e obra contenção. Além da terceira etapa de restauro da sala da Princesa Isabel, a segunda etapa da requalificação do paço municipal, no palácio José Bonifácio e a pintura das fachadas do Museu Pelé.

"Devemos dar valor para essas audiências públicas, pois assim podemos explicar para a população os planos para a nossa cidade", relata Boquinha.

Para encerrar a audiência pública, o Vereador Boquinha deu ênfase no tema sobre o repasse do Governo do Estado pelo adiantamento no valor de 20% nas futuras obras. A partir do mês de março deste ano, o Estado fez essa mudança no decreto. O que facilitou bastante para as futuras obras. "Com essa mudança no decreto, vai nos ajudar bastante para que obras não parem. Hoje, apresentamos um cronograma do Dade da obra que iremos fazer e após a aprovação do Governo e da Prefeitura, o Governo do Estado libera (entre 30 a 40 dias) o valor de 20% do adiantamento daquela obra que apresentamos para iniciarmos", afirma o engenheiro.

Nilson explica que grandes partes das obras em 2016 ficaram paradas devido à mudança no decreto. "Este ano foi o mais complicado para nós, não tínhamos ajuda com a verba que recebíamos, por isso muitas obras ficaram paradas neste ano".



______________________________________________________________
Gabinete do Vereador Geonísio P.  Aguiar (Boquinha)
Assessora de Imprensa: Sara Hoffmann. (MTB 0084250/SP) 
Contato: (13) 3211.4179

Álbum de Fotos