Veículos demais, problemas demais...

Audiência Pública discutiu fluidez no trânsito

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A média brasileira é de 178 veículos para cada mil habitantes. A média mundial é de 127 veículos por cada mil habitantes. Em Santos, são 361 veículos por mil habitantes, número que se aproxima de São Paulo (421), principalmente porque a taxa de crescimento da frota santista é 6,81%, praticamente o dobro da capital paulista (3,02%).

Com tantos veículos assim nas ruas (um veículo para cada dois habitantes), dentro de uma área insular bastante limitada (39,4 quilômetros quadrados), é óbvio que os problemas de trânsito só aumentam.

Para discutir estes problemas, em busca da necessária fluidez no trânsito, é que o Vereador Braz Antunes Mattos Neto (PSD) promoveu em 30 de junho uma audiência pública com a participação da equipe técnica da CET. Entre as muitas questões levantadas pelo vereador e pela plateia, foram abordados temas como o estacionamento na orla das praias, o acesso às balsas e o tráfego confuso na Ponta da Praia (foi anunciada a implantação de um novo projeto para controlar e reduzir o caos atual), o transporte coletivo, as ciclovias, etc. Aliás, os ciclistas receberam uma ótima notícia: a CET considera, pelas palavras de seu presidente Rogério Vilani, as ciclovias como prioridade absoluta, especialmente porque a bicicleta é um hábito santista dos mais arraigados. Mais ainda: o foco agora é a implantação – finalmente! - de bicicletários. Em Santos não existe nenhum equipamento deste tipo, com área fechada, segurança, serviços e tudo mais. O que temos por aqui são apenas paraciclos, pequenas estruturas onde o usuário prende o seu veículo, sem nenhuma segurança. E mesmo assim são poucos.

            O presidente da CET destacou também o projeto de mobilidade para a Nossa Senhora de Fátima, com recursos federais, que incluem corredores de ônibus, o término da ciclovia e a sua interligação com a ciclovia da Martins Fontes, o que facilitará em muito o tráfego de bicicletas, intenso naquela região. 

            Foram discutidos outros pontos importantes, como a questão da conscientização dos motoristas quanto ao respeito às faixas de segurança para pedestres, a iluminação nos locais em que existem faixas vivas (principalmente na orla) e a necessidade de remodelação da Estação Rodoviária.

            O Vereador Braz destacou a questão dos imensos problemas gerados pela fila de acesso às balsas, recebendo a informação da CET de que está em fase de detalhamento a implantação de um projeto específico para o local.   “A situação ali é uma das mais críticas da Cidade, juntamente com o trânsito na Francisco Glicério com o Canal 3. Existe um ponto de ônibus e os coletivos são prejudicados pela fila preferencial das balsas; há a travessia e o Mercado de Peixe, que atrai movimento. Ou seja, há uma convergência de interesses. No lado de Guarujá, a questão foi equacionada, com a fila do lado esquerdo, mas eles têm um bolsão, têm espaço. Aqui, o Ministério Público e a CET estão pressionando a Dersa em busca de uma adequação. Sabe aquele grande jardim que há na área de acesso? Pois estamos cobrando que a Dersa faça investimentos ali, para utilização daquele espaço para melhorar a fluidez, para comportar os veículos”.

            A Diretora de Planejamento e Projetos da CET, Luciene Beck, explicou que o plano prevê a entrada no Canal 7 de todos os veículos preferenciais que se dirigem às balsas, que seguirão pela Avenida Rei Alberto I até o atracadouro, invertendo-se a mão de direção no último trecho da Saldanha da Gama , aonde hoje existe um canteiro  e um ponto de táxi. Segundo a Diretora, fora de temporada foi registrada a média de 93 veículos preferenciais por hora.

            Informações importantes: a CET está verificando no mercado para a implantação de aplicativo para a utilização do Estacionamento Regulamentado. Com o acesso virtual, o motorista não precisará sair do veículo para utilizar o ER. O número de mortes em função do trânsito sofreu redução de 30% e de 80% quanto aos acidentes graves. Para aumentar ainda mais a segurança, serão implantados novos semáforos para pedestres e faixas vivas. E a questão da Educação Para o Trânsito terá neste semestre o projeto Trânsito do Futuro, com atuação junto às escolas, com palestras adequadas a cada faixa etária, segundo revelou a Gerente de Educação da empresa, Regiane Andrade. Novos corredores de ônibus serão implantados nas avenidas Nossa Senhora de Fátima, Martins Fontes e Senador Feijó, interligando todo o circuito.
            Para o presidente da CET, as soluções voltadas ao transporte individual rapidamente chegam à saturação. Por isso, o ideal é convencer as pessoas a deixarem de utilizar os carros particulares, para que passem a usar o transporte coletivo. Este tem que ser viável para todos. “Importante é melhorar as condições de mobilidade”, comentou.

            Além dos citados, fizeram parte da mesa da audiência o Dr. Wellington Ladislau, coordenador da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB e João Carlos Almeida, o Cakulé, presidente do Conselho Municipal das Entidades de Bairro-Comeb.


Assessoria do Vereador Braz Antunes Mattos Neto (PSD)
(13) 3219-6391