Usuários definem prazo

12 de outubro é a data limite para a reavalição

Compartilhe!

1 curtiu

Doze de outubro é o prazo limite para que os órgãos estaduais e a Ecovias reavaliem a proibição aos fretados na 'nova' Imigrantes. Caso não ocorram avanços nas negociações, novas estratégias de mobilização e pressão serão colocadas em prática. Estas definições foram aprovadas durante audiência pública sobre o tema, que reuniu mais de 300 pessoas, no sábado (14 de setembro). A iniciativa do debate foi da Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Ligação Santos - Grande São Paulo, presidida pelo vereador Evaldo Stanislau (PT), e a União dos Usuários de Fretados do Sistema Anchieta - Imigrantes (UUFSAI).

Com presença de pessoas que sobem e descem a Serra do Mar diariamente, a discussão também teve forte participação de lideranças políticas. Além do vereador Evaldo, outros seis parlamentares santistas e três legisladores da Câmara de Cubatão estiveram presentes.  Também passaram para externar seu apoio à luta os deputados estaduais Telma de Souza (PT) e Luciano Batista (PSB), além de dois assessores da deputada estadual Ana Perugini (PT), que representa a Assembleia Legislativa na Artesp.

O vereador Evaldo Stanislau abriu o debate lamentando a ausência do Governo do Estado, da Artesp e da Ecovias. “Foram todos convidados, mas infelizmente não compareceram. Talvez tenham compromissos mais importantes neste sábado de sol”, ironizou o líder da bancada do PT. Depois, ao saber que o deputado Luciano Batista iria se encontrar com o governador Geraldo Alckmin, no Vale do Ribeira, o petista foi direto. “Leve um recado nosso ao governador: resolva a situação dos fretados. Respeite os moradores de Santos e da Baixada Santista”.

Laudo não proíbe

Em sua apresentação, os representantes dos usuários desmascaram as justificativas dos órgãos do Governo Estadual e da Ecovias. Segundo um engenheiro que integra o grupo, o laudo citado para balizar a proibição aos fretados na verdade não veda o uso da 'nova' Imigrantes pelos fretados. O que há são recomendações para aprimorar pontualmente a infraestrutura da estrada, mas está explícito que os ônibus fabricados a partir de 1997 têm freios adequados.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo
(13) 3219-1890