Uso indiscriminado de medicamentos

Projeto prevê realização de campanhas de conscientização

Compartilhe!

1 curtiu
Quem nunca tomou um remédio sem prescrição médica após uma dor ou mal estar, ou escutou a opinião de um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? Pensando nisso, o vereador Fabiano Reis apresentou na 33ª Sessão Ordinária, realizada na Câmara Municipal de Santos, na segunda-feira (4), projeto de lei que institui a Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos da Cidade de Santos.

A propositura prevê a realização de campanhas para conscientizar a população quanto aos riscos causados pela automedicação. De acordo com o parlamentar, a iniciativa deverá ocorrer anualmente, sempre na semana do dia 5 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. “A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer consequências mais graves do que se imagina”, destaca.

A medicação por conta própria é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, por colocar o equilíbrio do organismo em risco. “Dados do Ministério da Saúde apontam que nos últimos anos foram registradas quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa. Somente no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo são 600 casos ao mês”, quantifica o vereador.

De acordo com ele, caso seja aprovada, a legislação trará muitos benefícios aos santistas, pois mesmo com números elevados a população demonstra não estar atenta aos riscos da automedicação que em muitos casos leva o paciente à morte. “Precisamos de soluções imediatas para a questão”.

Álbum de Fotos