%u201CTragédia no RS reforça necessidade de cidades estarem preparadas para atender"

Vereador elabora Projeto de Segurança Sanitária

1 curtiu

“A tragédia que até o momento matou 231 pessoas e deixou mais de uma centena de feridos, em Santa Maria (RS), reforça a necessidade das cidades estarem preparadas para atender vítimas de situações assim”. A afirmação é do vereador Evaldo Stanislau (PT), que trabalha na elaboração de um Projeto de Segurança Sanitária para Santos, que será apresentado na primeira sessão da Câmara Municipal, no dia 4 de fevereiro. Na proposta, um capítulo trata de ações hospitalares para atender a demanda de feridos em catástrofes.

“Esta é uma questão que levantei ainda durante a campanha eleitoral, num dos jornais de minha candidatura. E agora venho trabalhando com vigor na elaboração do projeto”, enfatiza o parlamentar. Para isso, o vereador Evaldo já conheceu trabalho do Hospital Sírio Libanês (São Paulo), responsável pelo treinamento em catástrofes da Força Nacional de Segurança.

Além disso, também já manteve reuniões com representantes da Defesa Civil do município e técnicos que atuam no Plano de Auxílio Mútuo (PAM) das empresas ligadas ao Porto e ao polo industrial, acionado em situações de emergência. “Há definido um protocolo de ações de prevenção e contenção para tragédias. Porém, na área hospitalar não estamos preparados para uma situação extrema, onde subitamente um grande contingente de pessoas necessite de atendimento”, argumenta o parlamentar.

No projeto que será apresentado pelo vereador Evaldo, a Secretaria Municipal de Saúde deverá realizar, ao menos uma vez por ano, treinamentos na rede hospitalar para atendimento de catástrofes. “Em situações assim precisamos de planos de mobilização de recursos, ações coordenadas na assistência e, fundamentalmente, equipes médicas identificadas, capacitadas e treinadas para o atendimento hospitalar em massa de vítimas de politrauma, grandes queimaduras, intoxicação ou infecções de toda ordem”, conclui.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Lane Valiengo e Reginaldo Pacheco