%u2018Viver sem limite%u2019 acontece na Câmara

Evento ocorre em parceria com o Condefi e o Governo Federal

Acesso à Educação, Inclusão Social, Acessibilidade e Atenção à Saúde. Estes são os quatro eixos para 2013 do Plano Nacional Viver sem Limite. Com objetivo de aproximar as cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira das ações do programa, a Câmara de Santos promove hoje e amanhã (dias 4 e 5 de abril), entre 10h e 12h, uma oficina para conselhos de direitos e representantes de entidades do Terceiro Setor que prestam atendimento às pessoas com deficiência. Na quarta-feira, a discussão esteve focada na possibilidade de parcerias com os órgãos públicos municipais.

A iniciativa é fruto de parceria entre o mandato do vereador Evaldo Stanislau (PT), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santos (Condefi) e a Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. A oficina será apresentada pela consultora do Plano Viver sem Limite em São Paulo, Mara Vilma Roberto. A meta é fazer uma apresentação técnica do programa e apontar os leques de possibilidades de parcerias, que viabilizem a melhoria da qualidade de vida dos deficientes que vivem nas duas regiões.

“Está será uma oportunidade ímpar para que os municípios da Baixada e Vale do Ribeira conheçam detalhes do Plano Nacional, tendo oportunidade de conhecer os caminhos técnicos para concretizar parcerias e viabilizar investimentos”, enfatiza o vereador e líder da bancada do PT. Para a presidente do Condefi de Santos, Naira Rodrigues, “a conquista destes recursos vai impulsionar as políticas de inclusão das pessoas com deficiência nas duas regiões”.

Lançado em novembro de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, o Viver sem Limite prevê investimentos de R$ 7,6 bilhões, até 2014, em atenção às necessidades das pessoas com deficiência. Entre as prioridades, está o avanço da inclusão escolar desde a creche até a universidade. Para isso, além de obras de acessibilidade nas unidades de ensino, também são necessárias adequação de salas multifuncionais, capacitação dos educadores e viabilização do transporte escolar adaptado.

Na área da Saúde, uma das metas é ampliar o número de centros de habilitação e reabilitação, além de viabilizar o pleno acesso das pessoas com deficiência à rede básica de atendimento. Tornar as cidades cada vez mais acessíveis, com investimentos na eliminação das barreiras arquitetônicas, também está entre as metas traçadas no Viver sem Limites, que concentra esforços de 15 ministérios do Governo Federal. Antes da Baixada Santista e Vale do Ribeira, a oficina já foi realizada nas regiões do Vale do Paraíba e ABCD.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco e Lane Valiengo