Túnel Santos-Guarujá: empresa participará de audiência

Royal Haskoning DHV foi contratada para assessorar obra

Compartilhe!

3 curtiram

Em viagem profissional à Holanda para um congresso médico, o vereador Evaldo Stanislau (PT) aproveitou para conhecer a empresa Royal Haskoning DHV, recém contratada pela Dersa para prestar consultoria na construção do túnel Santos-Guarujá. Nesta quarta-feira (dia 24 de abril), o parlamentar esteve na sede da firma, onde conversou com o futuro representante no Brasil e dois líderes de projetos, entre eles o que atua na área de túneis submersos, caso da obra em nossa região.

No contato, ficou definido que a empresa participará de uma audiência pública na Câmara de Santos para debater a implantação do túnel. Além disso, o líder da bancada do PT propôs uma forte integração com a Codesp e as comunidades de Santos e Guarujá. O vereador apurou que a estrutura do equipamento será, realmente, feita fora da água e depois instalada abaixo do leito do canal de navegação. A profundidade da obra não vai interferir no tráfego de navios.

Pela proposta inicial, haverá faixas de rodagem nos dois sentidos para carros, ônibus e caminhões, além de uma ciclovia, passarela para pedestres e espaço para circulação do VLT. "Há dúvidas se todos estarão dentro de uma mesma estrutura ou em blocos paralelos", afirma o parlamentar. Vencidas todas as etapas de licitação e licenciamento, a obra deve demorar três anos, além do tempo para construção de acessos nas duas cidades.

A Royal Haskoning DHV, que tem mais de 9 mil funcionários ao redor do mundo, abrirá um escritório em São Paulo para, a partir do projeto do túnel, expandir suas ações no Brasil em várias frentes de atuação.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo
(13) 3219-1890