Tuberculose gera preocupação

Boquinha questiona aumento dos índices na cidade

Compartilhe!

2 curtiram
Na 32ª sessão ordinária no dia 28/05, o vereador Geonísio P. Aguiar fez um requerimento chamando atenção para os casos de tuberculose no município de Santos, pois os casos estão crescendo na cidade e a doença exige um tratamento diário e de longo prazo.

Segundo os dados divulgados, 20 países concentram 80% dos casos de tuberculoses ao redor do mundo. Em 2017, a Organização Mundial de Saúde (OMS), registrou cerca de 70 mil novos casos no país inteiro.

Este ano, os municípios de Bertioga, Guarujá, Cubatão e Itanhaém receberam um certificado da Secretaria do Estado de Saúde devido aos bons índices de ação de controle para a doença. Entretanto a cidade de Santos, infelizmente, não foi uma das cidades prestigiadas.

Devido a preocupação, o vereador Boquinha apresentou um requerimento ao Prefeito, através da Secretaria de Saúde, questionando os índices de aumento nos casos de tuberculose de 2015 a 2018 no município. No mesmo requerimento, o vereador também cobrou o número de doentes prontificados e tratados nos respectivos anos, separados por bairros e a taxa de cura ou tratamento completo por destes pacientes.

Além disso, Boquinha também indagou se os pacientes inscritos no programa de tuberculose com baixa renda recebem algum tipo de ajuda. "O tratamento por ser longo, muitas pessoas acabam desistindo ou não conseguem comprar os remédios por serem caros. A população santista tem o direito de fazer o tratamento correto, independente de ser longo ou curto prazo", afirma vereador.

______________________________________________________________

Gabinete do Vereador Geonísio P.  Aguiar (Boquinha)
Assessora de Imprensa: Sara Hoffmann. (MTB 0084250/SP) 
Contato: (13) 3211.4179

Álbum de Fotos