Telma vistoria AMBESP e alerta sobre riscos da ''doença do pombo''

Recentemente, duas pessoas morreram vítimas de criptococose

Dois homens, vítimas da criptococose, conhecida popularmente como “doença do pombo”, faleceram em Santos no mês passado. Há uma proliferação das aves no Município, com focos em diversos equipamentos públicos. Em vistoria ao Ambulatório de Especialidades Médicas de Santos (Ambesp) no início da semana, a vereadora Telma de Souza verificou que as denúncias dos munícipes procedem e alertou a população sobre a doença, além de cobrar da Prefeitura soluções imediatas para o enfrentamento aos riscos.

Vários fatores resultam na infestação de pombos, como ausência de manutenção e limpeza nas ruas, avenidas, praças e próprios públicos, falta de fiscalização e também de campanhas educativas sobre o tema. Há informações ainda que houve demora no resultado do diagnóstico, o que pode ter acelerado a piora dos pacientes.

Diante deste fato, a vereadora Telma de Souza apresentou requerimento na última quinta-feira (15), cobrando a Prefeitura sobre o controle desta praga urbana. A parlamentar questiona a Secretaria Municipal de Saúde sobre quando será efetuada a limpeza no telhado do Ambesp e demais próprios públicos, além das medidas tomadas para evitar a presença de pombos nos equipamentos.

A ex-prefeita salienta que é necessário ter um protocolo de atendimento para o rápido diagnóstico de criptococose, a limpeza constante das vias de acesso ao Porto, onde há farelos de grãos, que atraem as aves, entre outras medidas. A vereadora acredita que muitas pessoas desconhecem que a doença pode ser contraída não só pelo contato com as fezes dos pombos, mas também pelo ar. Ao secar, as fezes podem adquirir aspecto de farelo e este pó acaba se misturando ao ar e pode ser inalado.

“A Câmara cobra uma postura de enfrentamento da Administração Municipal. Já não é a primeira vez que eu e outros vereadores apresentamos trabalhos sobre este assunto. Não existe uma proposta de erradicação dos pombos na Cidade. Poderiam realizar o controle dos ovos, a criação de pombais, campanhas educativas e informativas para a população, uma limpeza mais aguda na região portuária por causa da quantidade de grãos desperdiçados, uma série de ações. O que a Prefeitura tem feito? Infelizmente a Cidade enfrenta este problema e as pessoas estão morrendo”, enfatiza Telma.

Assessoria de Imprensa da Vereadora Telma de Souza (PT)
telma@camarasantos.sp.gov.br
Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1- 2º. andar - sala 1 - Santos – SP
Telefones: 3219-1890 - 3211-4100 (ramais 4128 / 4167 / 4218)