Setembro Verde trará incentivo a doação de órgãos

Data entra para o calendário oficial da cidade

Compartilhe!

Curtir

Buscando criar ferramentas que fomentem a doação de órgãos e tecidos, o vereador santista Rui De Rosis (PMDB) apresentou Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial do Município de Santos, o Setembro Verde. O mês foi escolhido devido ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado anualmente em 27 de setembro.

A proposta é levar informaçôes e conscientizar à população quanto a importância da doação de órgãos e tecidos, por meio de ações educacionais e de promoção e divulgação do tema, como seminários e mutirões.

O projeto prevê ainda uma caminhada do Setembro Verde, a realizar-se sempre no primeiro domingo de cada mês. Em setembro de 2016, Santos já teve a primeira edição desta caminhada, organizado pelo Grupo de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos de Santos, que percorreu parte da orla santista e contou com a presença de mais de 300 participantes.

Fundadora do Grupo de Doação de Órgãos e Tecidos, Cláudia Pinho Lázaro, aprendeu na dificuldade a importância de ajudar o próximo. Claudia faz Hemodiálise desde 2009, aguarda na fila nacional por um transplante de rins e tem atuado no segmento desde 2015, lutando por maior conscientização quanto ao tema.

"O grande entrave para a concretização das doações é que o doador deve informar em vida o desejo de ser doador para seus familiares, já que quem decide após a morte é a família. É sempre bom lembrar que é possível a doação entre vivos, como no caso do rim ou partes dos órgãos como fígado e pulmão", salienta Rui.

 Sistema de Captação                                                                                            
O incentivo a doação de órgãos é uma luta antiga da família De Rosis. Em 2008, o ex-presidente da Câmara Marcus De Rosis foi autor do projeto de Lei que deu origem a Lei Municipal 2569/2008, que criou o Sistema de Captação de Transporte de Orgãos e Tecidos para Transplante.

Doação de órgãos no Brasil
Segundo informações do Governo Federal, houve um aumento no número de brasileiros que estão aguardando doação de órgãos no país. No primeiro semestre de 2012, eram 32 mil pessoas. Já no mesmo período de 2016 o numero passou a ser de 33.199 mil, sendo que a maior fila é para receber córneas e rins.


 
 
Lucinaira Souza Andrea 
Assessora de Comunição (MTB 40.248)
e-mail: lucinaira@hotmail.com 
Tel: (13) 99776-9995