Setembro Amarelo: vereador ressalta a importância e a prevenção ao suicídio

Foi realizado um minuto de silêncio

Curtir
Durante a sessão ordinária de segunda feira (5), o Vereador Geonísio P. Aguiar (Boquinha), ressaltou no art.68 a importância da conscientização e a prevenção no suicídio. Criada 2014, a campanha do "Setembro Amarelo" tem como objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção.

A quantidade de pessoas que tiram a própria vida vem crescendo ao longo dos anos em todo o Brasil. Números do Ministério da Saúde mostram que são 32 brasileiros mortos por dia, total superior ao de vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

"Precisamos incentivar mais a campanha e a conscientização dela. Pois, infelizmente jovens e adultos perdem suas vidas diariamente se suicidando. Nunca saberemos o motivo e muito menos o porquê da pessoa ter feito essa escolha, porém, se houvesse um pouco mais de conscientização talvez mais vidas pudessem ser salvas", afirma Boquinha.

Na sessão, o vereador pediu um minuto de silêncio em respeito aos familiares de uma estudante de Letras que se suicidou na sexta feira (1).

Em abril de 2015, no jornal A Tribuna, um artigo publicado pelo psiquiatra Dr. Sidney Gaspar, relata que os dados de suicídio na Baixada Santista são números surpreendentes. Em 10 anos, 268 pessoas se mataram na cidade santista, ou seja, 6,5 mortes para cada 100 mil habitantes.

E assim como no mundo inteiro, para cada mulher que se suicida, há cerca de três homens cometendo o mesmo ato. A tentativa de suicídio ocorre 10 vezes mais que o próprio suicídio.
"O problema é que a população tem medo e preconceito de comentar sobre este assunto. A grande maioria parece um avestruz, finge que não vê o problema do outro e coloca a cabeça no buraco para não comentar sobre o assunto", relata vereador.

Dados afirmam que os grupos que mais se matam na Baixada Santista são homens de 60 anos ou mais, a média apresentada é de 16,9 para 100 mil habitantes. Além disso, 72,1% dos óbitos ocorrem com moradores da orla, 30% dos casos ocorrem de pessoas casadas; 74,6% são de pessoas brancas e 19% dos suicidas são de baixa escolaridade.

Os idosos ainda estão em maior número entre os que tiram a própria vida no País. Mas a proporção de jovens vem crescendo aceleradamente. Dados do Mapa da Violência mostram que os suicídios aumentaram 33% nos últimos 10 anos entre pessoas de 15 a 29 anos. Em 2014, foram 2.898 casos de pessoas desta faixa etária. Outras 146 cometeram suicídio antes dos 15 anos.

"Precisamos dar mais atenção para estas pessoas e conscientizar a população que há uma prevenção para o suicídio", declara Boquinha.

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso.

Trata-se de um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes e esse é um dos maiores esforços do CVV. O estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção. Para a pessoa entrar em contato, basta apenas discar 141 ou acesse o site: http://www.cvv.org.br/

Gabinete do Vereador Geonísio P.  Aguiar (Boquinha) -
Contato: (13) 3211-4179
Assessoria de Imprensa- Sara Hoffmann.
(MTB: 0084250/SP).