Seminário discute endometriose

Pelo menos 50 mil mulheres têm a doença na Baixada

Compartilhe!

2 curtiram
No Brasil, mais de sete milhões de mulheres sofrem de endometriose! Número alarmante e que pode ser maior por conta da demora do diagnóstico. Dados da Associação  Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva constatam que a demora é de aproximadamente 12 anos para diagnosticar a doença.

Na Baixada Santista aproximadamente 50 mil mulheres têm endometriose. Mas infelizmente não há na região tratamento da doença pelo SUS, o que dificulta a rotina dessas pacientes quando necessitam de consultas ou intervenções médicas. Pensando em políticas públicas para mudar essa situação, a vereadora Audrey Kleys, Progressistas, está atuando em parceria com o grupo EndoMulheres Baixada Santista.

Em recente visita à Brasília, a vereadora levou a questão ao Ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Audrey explicou sobre a dificuldade enfrentada por mulheres que precisam fazer o tratamento em hospitais fora da região.  O ministro se comprometeu em verificar a demanda. Segundo os técnicos do Ministério, o tema precisaria de análise das Comissões de Intergestores Regional (CIR) e a Bipartite (CIB), uma instância colegiada de decisão do SUS, integrada pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Houve reunião também com o secretário Fábio Ferraz. "Ele informou que vai realizar um levantamento da demanda no município para propor uma possível parceria de atendimento com o Estado, além de fazer um estudo para viabilizar o serviço especializado em Santos", disse Audrey.

Para discutir o assunto a vereadora, que é Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara, vai realizar no próximo dia 07 de novembro um Seminário sobre Endometriose. O encontro vai contar com palestra do Doutor Guilherme Karam, especialista no tratamento da doença, além da presença do Secretário de Saúde, Fábio Ferraz, da psicóloga Mariana Muniz de Souza Santos, que atende pacientes que convivem com a endometriose e das representantes do movimento EndoMulheres Baixada Santista. "Será um momento importante para a discussão sobre o diagnóstico e o tratamento e também sobre as políticas públicas para mulheres que sofrem de endometriose na região. Vamos somar forças para que elas possam receber a atenção necessária, já que essa é uma patologia que pode prejudicar a vida dessas pacientes de diversas maneiras: física, familiar e econômica", conclui a vereadora.

O seminário é aberto ao público. Será a partir das 18h30 no auditório da Câmara Municipal de Santos, na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1, na Vila Nova. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/2AoyCFn.






Assessoria Vereadora Audrey Kleys
Vanessa Machado
Assessora Parlamentar

Álbum de Fotos