Sem previsão para o Centro de Referência do Idoso

Local para o equipamento também não está definido

1 curtiu

A Prefeitura de Santos ainda não tem ideia onde será instalado o Centro de Referência do Idoso (CRI) e quais os serviços que serão disponibilizados no local. Tampouco há previsão de prazo para que o equipamento se torne realidade. O alerta é do vereador Evaldo Stanislau (PT) com base em informações fornecidas pelo próprio Governo Municipal em resposta a requerimento apresentado pelo parlamentar logo após o anúncio, em fevereiro, de que a cidade \'ganharia\' o CRI.

Em ofício assinado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, o parlamentar foi informado que “o Governo Municipal está  elaborando estudos para que seja cedida ao Governo do Estado uma área para implantação do CRI”. A informação oficial é conflitante ao que teria dito o governador Geraldo Alckmin, durante a solenidade dos 250 anos de José Bonifácio. Segundo noticiado pela imprensa, Alckmin afirmou que o Estado é que cederia o terreno à Prefeitura para a construção, dando a entender que a parceria estaria adiantada.

Entretanto, no ofício dirigido ao vereador Evaldo Stanislau, o prefeito de Santos afirma que “são necessárias novas tratativas, o que impede a fixação neste momento de um prazo determinado” para implantação do equipamento. Diante do desencontro entre os chefes dos executivos municipal e estadual, o vereador deve apresentar novo requerimento de informações.

“O ofício assinado pelo prefeito deixa claro que lançaram a ideia no ar sem qualquer estudo prévio sobre a área que abrigará a unidade, o tipo de atendimento a ser disponibilizado, entre uma série de outros detalhes. Não há nada de concreto. Tudo ainda está sendo estudado”, lamenta Evaldo Stanislau, que é presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara.

“Certamente, daqui algum tempo vão anunciar que encontraram a área. Depois, que o projeto arquitetônico ficou pronto. E mais adiante que o edital de construção foi lançado. Ai vem à notícia de que a empresa foi contratada. Em seguida, que as obras serão iniciadas. Até que o equipamento seja inaugurado e comece a atender a população vão faturar politicamente uma série de vezes em cima de uma única iniciativa. Precisamos deixar clara esta estratégia”, dispara o líder do PT.

Reivindicação antiga
Conforme afirmado pelo prefeito Paulo Alexandre no ofício enviado ao vereador Evaldo, a implantação do CRI será  viabilizada com investimentos de “R$ 5 a R$ 8 milhões do BID (Banco Interamericando de Desenvolvimento)”.

A reivindicação pela criação do Centro em Santos começou em 2002, com a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT). Na época, a parlamentar fez indicação ao governador que, coincidentemente, era Geraldo Alckmin. Uma década depois, transformar o equipamento em realidade ainda parece uma novela longe de chegar ao final.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo