Secretários municipais terão de explicar enchentes em Santos nesta terça-feira

Vereadora cobra respostas sobre alagamentos recentes e quer a apresentação de soluções emergenciais para o problema

As enchentes que vêm ocorrendo sistematicamente em Santos, sempre que há fortes chuvas, não ficarão mais sem explicação. A vereadora Telma de Souza (PT) chamou três secretários municipais para explicar os motivos dos alagamentos e as ações para evitá-los. A audiência será na próximo terça-feira (11/4), às 10:30, na Câmara Municipal de Santos.

Assim como vem ocorrendo nos últimos anos, basta uma chuva um pouco mais forte para moradores da Orla, Central, Morros e Zona Noroeste ficarem debaixo d'água. A enchente mais recente foi no final de semana entre 17 e 19 de março, quando toda a população sofreu com os alagamentos.

Telma avalia que as enchentes são ocasionadas por falta de planejamento e de manutenção de Santos. Um dos principais motivos é a falta de manutenção preventiva e limpeza dos sistemas de drenagem, águas pluviais e canais da cidade. Outra razão é o adensamento urbano, por conta das últimas revisões do Plano Diretor e da Lei de Ocupação do Solo, que reduziram drasticamente as zonas permeáveis da cidade.

"Na Orla, por exemplo, por conta da permissão de aumento da altura dos prédios, onde havia casas, agora há arranha-céus que tornam as áreas dos antigos quintais impermeáveis. Na Zona Noroeste, a especulação imobiliária é menor, mas os efeitos são igualmente persistentes. A essa região se soma ainda o descompasso do programa Santos Novos Tempos, cujo descuido do Poder Executivo ocasionou a perda dos recursos do Banco Mundial. E, nos Morros, as últimas grandes obras de contenção de encostas aconteceram no nosso governo, há 20 anos, e a inaptidão dos governos que nos sucederam sequer buscaram soluções para ligações irregulares" argumenta a vereadora e ex-prefeita da cidade.

Para informar a população e os vereadores sobre o que vem sendo feito para evitar novos casos, Telma apresentou requerimento de convocação dos secretários municipais de Serviços Públicos, Carlos Alberto Tavares Russo, de Infraestrutura e Edificações, Ângelo José da Costa Filho, e de Governo, Rogério Santos. A base governista não aceitou o termo convocação e foi necessário transformar o requerimento em um convite aos representantes da Prefeitura. Posteriormente, os secretários aceitaram o convite e confirmaram presença na audiência desta terça-feira.

Por fim, Telma destacou a importância do ato para que a população tenha conhecimento do que não foi feito e do que está sendo planejado para evitar a repetição deste problema, "É notória a ausência de limpeza nos sistemas de drenagem, assim como o seu redimensionamento para atender as novas demandas construtivas e meteorológicas. Por tudo isso, é urgente, sob pena da população continuar debaixo d’água e este Poder Legislativo ser considerado omisso, que os representantes da Prefeitura Municipal de Santos venham a esta Casa prestar explicações e apresentar um plano emergencial para solucionar o problema, e, claro, que não se utilize da mesma retórica utilizada para responder as jornais, de que a precipitação de chuvas foi a maior de determinado período", conclui Telma.

SERVIÇO. A audiência será no Auditório Zeny de Sá Goulart, que fica no térreo do Castelinho, sede da Câmara Municipal, à Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1, Vila Nova, Santos/SP. Informações pelo telefone: (13) 3219-1890.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
VEREADORA TELMA DE SOUZA