Secretária de Educação recebe vereador

Escola Total e transporte escolar nos morros foram discutidos

1 curtiu

“A partir deste ano o transporte escolar vai atender 100% da demanda dos morros de Santos”. Esta é a declaração dada pela secretária de Educação, Jossélia Fontoura, ao vereador Douglas Gonçalves (DEM). O parlamentar esteve com a secretária nesta terça-feira (dia 22 de janeiro) e fez perguntas sobre o Programa Escola Total, a falta de vagas nas creches e o transporte escolar nos morros.

A Secretaria de Educação irá adquirir novos veículos como vans e micro-ônibus para garantir o acesso aos morros. Para tanto, está diminuindo gastos desnecessários nas escolas e departamentos administrativos. “Despesas como contas altíssimas de água em virtude de vazamentos, por exemplo, podem ser evitadas com planejamento e prevenção. Por isso estamos lançando o Programa Escola Nota 10, que consiste na manutenção dos prédios escolares. É um acompanhamento constante, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que visa manter em ordem a estrutura dos prédios”. A secretária admitiu que a situação está longe do ideal e muitos reparos precisam ser feitos.

Com relação ao Escola Total, Douglas Gonçalves questionou o motivo de apenas cinco escolas municipais contarem com o programa. Jossélia esclareceu que todos os alunos podem participar do Escola Total, porém a grande maioria das escolas não tem espaço físico adequado para as atividades. Nesses casos, os alunos cumprem o contraturno do Escola Total em núcleos próximos aos colégios. “O ideal seria termos todas as escolas em turno integral, mas isso não é possível”, declarou.

Outra medida revelada foi a “profissionalização” do Escola Total, nomeando apenas professores para coordenarem o programa. Jossélia informou ainda que estão sendo nomeados professores aprovados em concurso público para suprirem o atual déficit de 160 docentes de Educação Infantil.

O vereador pretende ter outras reuniões com a secretária. “Educação é um tema prioritário na cidade e no nosso mandato. As demandas são muitas e há muito o que fazer. Vamos colaborar para melhorar significativamente a Educação no nosso município, com a ajuda e a participação da população”, declarou o líder do DEM.

Assessoria de Comunicação do vereador Douglas Gonçalves