Saúde dos alunos é tema de requerimentos

Trabalhos também destacam segurança e emprego

O vereador Douglas Gonçalves (DEM) quer saber se alunos da rede municipal de ensino passam por consultas oftalmológicas periodicamente e se existem estudos de se aplicar a vacina contra o HPV nas escolas. As questões constam em requerimentos apresentados encaminhados ao Executivo. O município não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 80% das meninas entre 11 e 13 anos.

Douglas também perguntou sobre a quantidade de nutricionistas que fazem parte do quadro permanente da Prefeitura. O objetivo é saber se eles suprem a demanda das unidades das áreas de Saúde, Assistência Social e Educação.

Projeto
O líder do DEM também apresentou projeto de lei solicitando que os ônibus coletivos municipais parem fora dos pontos entre 22h e 6h para o desembarque de passageiras do sexo feminino. O objetivo da proposta é garantir a segurança das mulheres.

De acordo com números da Organização das Nações Unidas, uma em cada três mulheres sofre violência, é maltratada, coagida ou obrigada a manter relações sexuais, entre outros abusos.

“Pela distância e locais impróprios de alguns pontos de ônibus, sem iluminação e sem segurança, as passageiras que desembarcam sofrem grande risco de serem vítimas de marginais ou sofrerem atos de violência. Esta propositura visa contribuir com a segurança pública, preservando a integridade física e a dignidade das mulheres usuárias do transporte coletivo”, justificou o vereador Douglas Gonçalves.

Sugestão
Outro trabalho apresentado pelo parlamentar foi um requerimento ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa e à Mesa Diretora da Câmara sugerindo a contratação de pessoas com Síndrome de Down, através do Programa Emprego com Apoio.

“Apesar da lei que obriga que empresas com 100 ou mais funcionários disponibilizem ao menos 2% de suas vagas a pessoas com deficiência, sabemos que na prática isso não acontece em muitos casos. Penso que o exemplo deve partir da própria Prefeitura e da Câmara Municipal, contratando pessoas com Síndrome de Down, que têm apresentado avanços impressionantes e rompido muitas barreiras. Elas podem contribuir e muito para o andamento dos serviços com mais humanidade, sensibilidade, carinho e atenção às pessoas”, destacou o parlamentar.

Assessoria do vereador Douglas Gonçalves
(13) 3211-4100 ramal 4295