Santos terá Centro Judiciário de Solução de Conflitos

Vereador se reuniu com juiz da vara cível

Curtir

O vereador Cacá Teixeira (PSDB) se reuniu com o juiz da 6ª Vara Cível de Santos, Joel Birello Mandelli, para falar sobre instalação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania na cidade. No Estado, já existem 60 desses núcleos e Santos deve contar com um nos próximos meses. “Essa iniciativa é muito importante para a nossa cidade, pois vai desafogar nosso judiciário”, lembra o vereador, que também é advogado.

Mandelli explicou que se trata de um grande passo para agilizar a resolução de processos. “O local recebe demandas pré-processuais (casos que ainda não chegaram à Justiça) e também processuais (que já têm ação judicial em andamento) nas áreas cível, de família e fazenda pública. Não há limite de valor da causa”.

Como explica, o Centro promove a audiência com conciliadores e mediadores capacitados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. O setor também presta serviços de atendimento e orientação de problemas jurídicos ao cidadão.

Esses conciliadores e mediadores são treinados e vocacionados para atuarem nos casos. “Essas pessoas fazem três módulos de curso e temos, já capacitados, psicólogos, assistentes sociais, contadores e até um engenheiro com formação na área do Direito”.

Cacá se comprometeu acompanhar de perto a implantação do centro e acredita que a inauguração só vai trazer benefícios para a Justiça e para a cidade. “Precisamos pensar em formas que facilitem a vida do cidadão, mas sempre dentro da legalidade”.

Assessoria de imprensa do vereador Cacá Teixeira
Thaís Lyra