Santos poderá ter Banco Municipal de Sangue de Cordão Umbilical de Neonatos

Vereador apresentará Projeto de Lei

Curtir
As células-tronco surgem no ser humano ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Esse tipo de célula consegue se reproduzir, duplicando-se, gerando duas células com iguais características; e conseguem se diferenciar transformando-se em diversas outras células de seus respectivos tecidos e órgãos, como fígado, sistema nervoso central etc. O sangue do cordão umbilical possui um grande número de células-tronco hematopoéticas, que são células fundamentais no transplante de medula óssea, é indicado para diversas doenças como leucemia; linfomas; anemias graves; osteopetrose; mielofibrose primária em fase evolutiva; entre outras doenças.

Ciente da importância das células-tronco, o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) apresentará um projeto de lei para a criação do Banco Municipal de Sangue de Coração Umbilical e Placentário de Neonatos junto ao Hemocentro Municipal de Santos, integrando a Rede Nacional de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário para Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas.
O objetivo é atender qualquer pessoa que necessite do material hematológico doado, com indicação médica, desde que haja compatibilidade e o sangue estiver disponível.

O Banco Municipal de Sangue de Coração Umbilical e Placentário de Neonatos terá como atribuições todo o processo relativo à coleta e armazenagem do material hematológico, tais como: triagem, coleta, testagem, cadastramento, processamento, armazenamento e liberação do material hematológico para os pacientes.

Assessoria do vereador Banha (PMDB)
Vanessa Ratton
vanessaratton@globo.com