Santos oferece curso de Defesa Pessoal para mulheres

Foram realizadas no último final de semana (11 e 12 de novembro), no Centro Esportivo Rebouças, as duas aulas do módulo avançado do curso de Defesa Pessoal para o público feminino, criado em 2019 pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) da Prefeitura de Santos.

O presidente da Câmara de Santos, vereador Cacá Teixeira, acompanhou a aula do sábado. Ele destinou R$ 20 mil em emendas parlamentares para a realização do curso neste ano — valor que será renovado em 2024.

"É estranho dizer isso, mas em um mundo ideal nem deveríamos ter essas aulas. Como a realidade se impõe, é mais do que necessário que as mulheres tenham acesso às técnicas de autoproteção numa eventual agressão", disse o vereador.

"Esse curso não é para estimular ninguém a brigar com ninguém. O que pretendemos é fornecer elementos para que, numa eventual ameaça, vocês consigam sair ilesas", disse às alunas a vice-prefeita Renata Bravo, secretária municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos. "Não desejamos que qualquer mulher passe por isso, mas é preciso que estejamos atentas".

O curso é ministrado pelo professor de caratê da Secretaria Municipal de Esportes (Semes) Fábio Abreu e pela ex-atleta de muay thai e brazilian jiu-jitsu Allane Pinheiro. "São oito horas de atividades, que complementam o workshop que fazemos de defesa pessoal básico", explica o professor. “Temos técnicas de choque traumático, rolamentos, imobilizações, não apenas simulações de enfrentamento a agressões. É uma prática de luta de vivência para que elas possam ter instrumentos para se defender.”

*Com informações da Prefeitura Municipal de Santos / Foto: Vinicius Holanda-PMS

Álbum de Fotos