Santos deve melhorar condições de segurança sanitária

Novos serviços foram sugeridos em audiência pública

1 curtiu

Santos precisa, com urgência, de novos serviços que melhorem as condições de segurança sanitária da cidade. O apelo foi feito pelo vereador Evaldo Stanislau (PT) durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (dia 20 de maio), na Câmara Municipal, para discutir falhas e apontar caminhos na prevenção de doenças que possam se disseminar pelo município a partir do Porto. O debate foi convocado pela Comissão Permanente de Saúde e Higiene do Legislativo, que é presidida pelo parlamentar.

Entre as propostas reiteradas pelo vereador na audiência, está a da criação da Sala de Situação, uma central de inteligência e monitoramento que vai acompanhar em tempo real todas as ocorrências que possam trazer risco imediato à Saúde da população. A unidade deverá funcionar de forma ininterrupta, agindo em sintonia com órgãos estadual e federal. Também será estabelecido um protocolo que a ser disparado em situações emergenciais.

Outra medida defendida visa a implantação de, pelo menos, dois quartos de isolamento respiratório de alta eficácia, com recursos para cuidados intensivos. Estas unidades de internação deverão estar disponíveis em hospitais próprios ou conveniados pelo SUS. Outra proposta é a instalação do Ambulatório do Viajante.
O equipamento visa prestar informações aos santistas que irão a locais de risco para doenças transmissíveis e também àqueles que retornam destas áreas. Neste serviço, também seriam disponibilizadas vacinas, como a contra a febre amarela, por exemplo, e outros medicamentos preventivos.

“São medidas previstas num projeto de lei de minha autoria que já tramita na Câmara. E há compromisso da Secretaria de Saúde de torna-las realidade”, explica o parlamentar.

Condições de trabalho
Com uma presença significativa de trabalhadores de navios de cruzeiros, outra questão trazida à tona durante a audiência pública foi a das más condições laborais nas embarcações. “São jovens que vão com uma expectativa e que na prática se veem submetidos a um regime de exploração, com carga horária abusiva e uma situação de moradia precária, entre outros problemas”, explica o parlamentar.

Diante dos problemas levantados, o vereador Evaldo fará uma discussão específica com o Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, representantes dos trabalhadores e dos armadores.

Adolfo Lutz
A unidade regional do Instituto Adolfo Lutz precisa de investimentos que ampliem sua infraestrutura humana e material, visando atender as demandas da Baixada Santista com a eficiência e a agilidade necessárias. Este diagnóstico foi unânime entre as autoridades que participaram da audiência pública.

“Um exemplo dramático da atual situação do Adolfo Lutz em Santos ocorreu no episódio da jovem Fabiana dos Santos Pasquarelli, que trabalhava num navio de cruzeiros e acabou vítima do vírus Influenza no início de 2012”, enfatiza o parlamentar, que à época acompanhou todo o caso como infectologista. Conforme recorda o vereador Evaldo, o material coletado da mulher para análise demorou ao menos cinco dias para ser avaliado, o que só ocorreu após pressão do Ministério Saúde.

“Enquanto isso, sem saber exatamente o que havia levado a jovem à morte, milhares de passageiros foram desembarcados e outros ingressaram no navio onde a infecção havia ocorrido. Podemos afirmar que a sorte preservou mais vidas. Mas não podemos contar apenas com a sorte. É preciso estarmos preparados para agir com eficiência técnica e tecnológica que o atual estágio científico permite”, disparou o parlamentar. Também nesta situação foi unânime o reconhecimento da sucessão de erros pelos órgãos envolvidos.

Presenças
Participaram da audiência pública o diretor regional do Instituto Adolfo Lutz, Vanderjackson Bezerra, o assessor da Presidência da Codesp, Fausto Figueira, as representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Patrícia Freitas, do Concais – Terminal de Navios de Cruzeiros, Sueli Martinez, além da Secretaria Municipal de Saúde e de outros órgãos da Prefeitura de Santos.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo