SAMU é debatido na Câmara

Serviço precário preocupa

Em pauta na sessão do último dia 15 de maio, o requerimento do vereador Rui De Rosis (PMDB) sobre a falta de material nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) trouxe a tona o debate amplo quanto a vários problemas envolvendo o serviço.

Em plenário, De Rosis contou que a solicitação por informações se deu devido à denúncia de um motorista do próprio serviço. “Encontrei com o motorista e ele me disse que não tinham sequer materiais básicos para atender as chamadas”.

Segundo o vereador, outro problema relatado pelo funcionário é o sucateamento das ambulâncias e a grande diferença entre o valor de uma van comprada pelo município e de uma alugada. “A diferença é muito grande”.

Outras questões foram levantadas e debatidas em plenário pelos vereadores. Além da falta de materiais, há problemas como falta de manutenção nas ambulâncias, vans quebradas, demora nos atendimentos, número insuficientes de viaturas, falta de funcionários e de médicos;

Hoje, são apenas 4 ambulâncias do SAMU para atender todo o munícipio, metade da frota existente em 2016. “A necessidade é emergencial. Precisamos de mais vans”, frisou o vereador De Rosis.

Lucinaira Souza Andrea
Assessora de Comunicação (MTB 40.248)
e-mail: lucinaira@hotmail.com