Reconstrutor do busto de Santo Antônio recebe Medalha Braz Cubas

O cirurgião dentista Paulo Miamoto receberá a comenda de honra

Na quarta-feira (7/12), às 19h, o cirurgião dentista Paulo Miamoto receberá a medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas na Câmara Municipal de Santos. O proponente da homenagem é o vereador Sandoval Soares (PSDB), que ficou impressionado com o trabalho realizado por Miamoto dentro da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal, Ebrafol. A ONG não tem fins lucrativos e visa melhorar a produção de provas técnicas em casos onde a Odontologia Legal e a Antropologia Forense possam oferecer informações de interesse da justiça.

Recentemente a Ebrafol doou à Basilica Menor do Embaré um busto de Santo Antônio, com sua face reconstruída cientificamente, utilizando as tecnologias criadas pela ONG. Na ocasião, o jovem Paulo Eduardo Miamoto Dias, coordenador da ONG, se destacou por seu conhecimento e participação no trabalho realizado. Nascido no estado de Minas Gerais, hoje com apenas 31 anos, Miamoto foi um dos responsáveis pela execução da proposta e traçou com perfeição a face do santo casamenteiro.

Miamoto é Doutor em Odontologia Legal pela FO-USP, Mestre em Odontologia Social, especialização em Odontologia Legal pela FOP-Unicamp (2009) e graduação em Odontologia pela FOP-Unicamp (2006). Foi estagiário do IML de Santos-SP (2008), do Serviço de Antropologia Forense e Odontologia Legal (SAFOL) do IML de Goiânia-GO (2013) e do Laboratório de Antropologia Forense e Odontologia Legal da FO-USP (OFLAB) (2013). Foi bolsista CAPES de Doutorado Sanduíche no Laboratório de Morfologia e Antropologia Forense da Faculdade de Ciências da Universidade Masaryk em Brno, República Tcheca (2013).

O jovem pesquisador foi convidado no Projeto CAPES Pró-Forenses do Edital 25/2014 "Antropologia Forense aplicada à realidade do Brasil: Desenvolvimento, aprimoramento e validação de metodologias e protocolos de exames em antropologia, medicina e odontologia forenses". Na Universidade Ibirapuera (UNIB) (2015) e na Faculdade São Leopoldo Mandic (2016), atua como Professor Doutor Titular da Disciplina de Odontologia Legal e Deontologia. Além disso, atua na área de auditoria odontológica, no setor de saúde suplementar.

Catharina Apolinário
Assessoria de comunicação