Recanto de histórias e significados

De 1948 a 2011, a Câmara de Santos ocupou a Sala Princesa Isabel

Um lugar encantador que reserva ao visitante sua magnífica estrutura, adornada de acontecimentos históricos através dos quadros, pinturas nas paredes lustres, móveis e vitrais que ressaltam a sua beleza formada um conjunto harmonioso de arquitetura que inspira o poder.

As paredes falam...

Assim que entramos na sala, conferimos a imagem de Martim Afonso de Souza, fundador da Vila de São Vicente, à direita. A esquerda, próximo a outra entrada, até a pintura de Brás Cubas, fundador da Vila de Santos. Atrás das galerias, constituídas em estilo de arena para que as pessoas possam assistir aos eventos realizados no plenário, há mais quatro pinturas na parede, de autoria de R. Mertig. Da esquerda para a direira, a pintura retrata os transportes marítimos e ferroviários, portanto, representando o nosso Porto, a economia. Em seguida, a aguicultura, depois a deusa romana Minerva - sob a luz da sabedoria - e por último, vem a indústria, cujo advento deu um grande salto para o desenvolvimento no início do século 20.

Já os quatro vitrais retratam, cada um deles, a maternidade, a justiça, a liberdade e a nacionalidade. Sobre as escadas da sala há dois quadros. Próximo a primeira entrada, a pintura revela a chegada de Martim Afonso de Souza e sua expedição pela Ilha de Santo Amaro, região que pertencia a Santos e hoje se localiza a cidade de Guarujá, de Mini Alfaia. Já na sua segunda entrada, está o Forte São João da Barra ou da Bertioga, antiga Fortaleza de São Tiago, da mesma artista plástica.

Entre os quadros, o que chama mais atenção é o da Princesa Isabel, obra de Ângelo Cantú, intitulada "A Redentora". O nome da sala é uma homenagem a esta figura legendária da história do Brasil que entre outros feitos, assinou a Lei Áurea.

De 1948 a 2011, a Câmara Municipal de Santos ocupou a Sala Princesa Isabel. No ambiente eram realizadas as sessões do Legislativo. A última ocorreu no dia 30 de junho.