O ano de 2017 foi bastante intenso para o Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim que apresentou quase mil proposituras na Câmara Municipal. Foram numerosas atividades com sessões, audiências públicas, apresentações de projetos de leis, requerimentos e indicações, entre outras, que somaram 984 ações em prol da população, abrangendo as áreas de Saúde, Educação, Segurança, Economia, Transporte, Assistência Social, Esportes e etc..
Na saúde, por exemplo, entre os destaques consta a lei que institui o grupo de voluntárias do Hospital dos Estivadores em parceria com o FSS (Fundo Social de Solidariedade); novos projetos aprovados tais como: a da fisioterapia geriátrica para melhoria da qualidade dos idosos, que torna obrigatórias sessões gratuitas de fisioterapia em todos os estabelecimentos do gênero, no Município; a disponibilidade de álcool em gel nos interior dos bancos e caixas eletrônicos para higienização dos usuários visando evitar contaminação de doenças como Hepatite B, conjuntivite e outras; a emissão de certidão de informação do tipo sanguíneo e o fator RH dos recém nascidos e dos seus pais fornecidas por maternidades, hospitais e redes pública e particular da Cidade.
Na Educação, uma lei importante foi a que institui, no âmbito municipal de ensino, a proteção às crianças diante de textos, imagens, vídeos e músicas pornográficas. Também relevante o projeto para a construção de uma Escola Profissionalizante (modelo padrão) em período integral para os jovens em vulnerabilidade social, propiciando o reforço da aprendizagem e educação profissional com atividades diversificadas.
Outros projetos importantes apresentados, em outras áreas, foram à instalação de telhados verdes em habitações propiciando melhoria térmica, redução de poluição sonora e do ar; melhoria da Iluminação da marginal da Via Anchieta, em Santos, para evitar acidentes de trânsito e assaltos; instalação de bolsões de proteção para motoristas e ciclistas nas vias semaforizadas; integração do cartão transporte nos sistemas municipal e intermunicipal, facilitando as viagens dos usuários; e a implantação para uma academia ao ar livre na praia do Embaré, entre outras ações.
Neste ano, Banha comandou cinco audiências públicas, entre elas: Mulheres da Sociedade Santista que atuam em suas Áreas Profissionais; Venda Indiscriminada de Medicamentos Genéricos e Similiares; Situação Econômica Financeira da Caixa de Assistência do Servidor Municipal (Capep-Saúde); Situação dos Idosos; e discussão do Orçamento Municipal.
Para 2018, o peemedebista prevê uma a pauta extensa. “Será um ano de muito trabalho. Certamente haverá sessões acaloradas, mas é necessário energia e combatividade na Câmara para equacionar os problemas urbanos e lutar por propostas realistas em prol da economia e progresso de nosso Município”, destaca o parlamentar.
Assessoria de Comunicação - Vereador Antonio Carlos Banha Joaquim