Proposta de museu de ciências da terra é apresentada

Equipamento terá o nome do Patriarca da Independência

Aproveitar a presença de autoridades políticas e apresentar projetos para as cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. Esta sempre foi à cobrança do jornalista Douglas Gonçalves, no rádio e na televisão. Agora, como vereador em Santos, ele defendeu suas convicções e intermediou encontro entre Fernanda Gouveia, presidente da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social as Famílias (Adesaf), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.

Durante as comemorações pelos 250 anos de José Bonifácio, o líder do DEM apresentou aos representantes do Estado e do Município proposta para a implantação do Museu de Ciências da Terra em Santos, e que leva o nome do Patriarca da Independência. Alckmin e Barbosa assinaram documento apoiando o projeto.

“José Bonifácio é considerado um dos primeiros geólogos do Brasil e também o pai da mineralogia e da ecologia em nosso país. Nada mais justo e atraente para a rica história da cidade de Santos, lembrando que o nosso município não tem um museu que retrate a sua história”, disse Douglas Gonçalves. “Esta é uma homenagem e será referência em geologia e paleontologia para todo o país. Será o maior museu de mineralogia da América do Sul”, completou Fernanda Gouveia.

O acervo será cedido pelo pesquisador científico em geologia geral (mineralogia e petrologia) Paulo Matioli e vai reunir 10 mil exemplares de minerais, minérios, ligas metálicas, meteoritos, rochas ígneas, sedimentares (incluindo combustíveis fósseis, petróleo e seus derivados), além de areias e solos raros. “O público terá acesso a materiais únicos em todo o país”, garante Matioli. No museu haverá ainda uma sala temática contando toda a trajetória do Patriarca da Independência. Uma experiência única aos visitantes.

“Analisando o projeto tenho a certeza que o equipamento terá potencial científico e histórico para ser reconhecido como referência na América do Sul. O acervo apresentado é proveniente de 190 países, incluindo todos os oceanos e ilhas existentes no planeta, além de materiais provenientes do espaço, como meteoritos da Lua e de Marte”, declarou Douglas Gonçalves.

Assessoria do vereador Douglas Gonçalves
(13) 3211-4100 ramal 4293