Projeto terá mais integrantes

Justificativa é o aumento da demanda

Compartilhe!

1 curtiu
O programa de orientação aos banhistas Salva-Surf terá em breve mais cinco surfistas.  O projeto de lei, aprovado em primeira discussão na sessão de segunda-feira (19 de maio) na Câmara Municipal, aumenta para 20 o número de participantes. Enviado ao Legislativo pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, propõe alteração da lei original de autoria do vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), em vigor desde 1999.

O aumento do número de surfistas que participam do programa é justificado pelo prefeito em razão da inauguração do Posto 7, localizado na Ponta da Praia. Segundo o prefeito, o funcionamento do novo posto aumentou a demanda de ocorrências e de efetivo necessário para atuar no serviço de prevenção a afogamentos.

A primeira edição do Programa Salva-Surf ocorreu no verão de 2000, e teve como fundadores, além de Banha, o coronel Vilela, do Corpo de Bombeiros, o surfista Picuruta Salazar e o empresário Roberto Santini. O comandante do Corpo de Bombeiros à época, coronel Jair Paca de Lima, declarou que “normalmente são necessários dois anos para se formar um salva-vidas, o que não acontece quando utilizamos surfistas para a função. Hoje, podemos dizer que o surfista tem o perfil do salva-vidas que procuramos”.

Segundo o vereador Banha, o próximo passo é dotar o programa Salva-Surf de barracas instaladas em pontos da orla marítima, para instrução de primeiros socorros e informações de como prevenir afogamentos, desidratação e queimaduras pelo sol aos frequentadores das praias de Santos, além de ter à disposição equipamentos como jet skis e botes com motor de popa para auxiliar nos salvamentos .



Assessoria do vereador Antonio Carlos Banha Joaquim
José Esteves Evagelidis - Mtb. 20.526
(13) 99135-2006
imprensa.vereadorbanha@gmail.com