Projeto prevê gratuidade nos ônibus para pacientes do SUS

Benefício será para dias de consultas e exames

Os pacientes do SUS que moram em Santos poderão ter garantida a gratuidade no sistema de transporte coletivo da cidade em dias de consultas e exames. O benefício também será extensivo aos acompanhantes nos casos de menores de idade, de pessoas que dependam do auxílio de terceiros para sua locomoção ou de procedimentos que exijam sedação. É o que estabelece projeto de lei do vereador Evaldo Stanislau (PT), apresentado na última sessão ordinária da Câmara de Santos (dia 20 de maio).

“Levantamentos estatísticos apontam que, em 2012, cerca de 40% dos exames agendados na rede SUS de Santos não foram realizados em função da ausência do paciente. Certamente, uma parte desse número se deve ao fato da pessoa não dispor de dinheiro para chegar ao local do procedimento. Assim, com a gratuidade, enfrentaremos um problema socioeconômico e, ao mesmo tempo, reduziremos o desperdício no tempo de equipamentos usados em exames, alguns de alta complexidade e longa fila de espera”, explica o parlamentar.

Para ter direito à gratuidade, o paciente deverá apresentar, ao motorista ou auxiliar de bordo, o comprovante da consulta ou exame agendado, juntamente com um documento oficial com foto. O encaminhamento para procedimento na rede pública de Saúde precisará estar preenchido em papel timbrado da instituição vinculada ao SUS. E nos casos dos cartões de retorno deverá ser preenchido com clareza o dia e horário do novo agendamento. “Vamos trabalhar junto às comissões e ao plenário da Câmara para viabilizar a aprovação”, arremata o presidente da Comissão de Saúde.

Assessoria do vereador Evaldo Stanislau
Reginaldo Pacheco ou Lane Valiengo