Projeto institui a Pet Terapia

Método envolve hospitais públicos e privados

Método de apoio ao bem-estar e ao pronto-restabelecimento dos pacientes internados, a Terapia Assistida por Animais (TAA), popularmente conhecida como Pet Terapia, reconhecida e implementada com sucesso em várias cidades do país e do mundo, pode ser oficialmente instituída em Santos. A proposta partiu do vereador Murilo Barletta (PR) e envolve hospitais públicos e privados, clínicas, casas de repouso e entidades assistenciais.

“Afagar, brincar, conhecer mais sobre os bichos é também uma maneira de despertar e externar emoções, transformando o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor", argumentou o parlamentar na justificativa do projeto, lembrando que esse método terapêutico é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CRM) desde 1997 e já vem sendo desenvolvido exemplarmente em Santos por projetos como o Dr. Au Au.

Conforme a proposta, os pacientes terão direito à Pet Terapia mediante prescrição ou aconselhamento médico e será aplicada por meio de convênio com ONGs e entidades estabelecidas em Santos que desenvolvam esse trabalho. “Nossa intenção é contribuir para a evolução clínica dos pacientes, além de fortalecer a relação homem-animal e afetividade num ambiente hospitalar, contemplando ainda os familiares e acompanhantes”, emendou Barletta.

Os primeiros registros de resultados positivos obtidos com a interação entre animais e pacientes datam de 1792, na Inglaterra. E ao longo dos anos tem despontado a utilização dessa terapia em ambientes hospitalares e de atendimento assistencial, com importantes efeitos colaterais positivos aos pacientes. Além de cães, outros animais passaram a integrar esse trabalho de interação, como os gatos, e também espécies de pássaros e peixes.

Assessoria do vereador Murilo Barletta
Praça Ten. Mauro Batista de Miranda nº 1, 1º andar, Sala 10, 11013-360 - Vila Nova Santos/SP
(13) 3211-4100 ramais 4120 e 4234
www.murilobarletta.com.br / facebook: murilo.barletta / twitter: @murilobarletta