Projeto inclui teste do olhinho nas maternidades

Exame identifica doenças como a catarata

O líder do governo, vereador prof. José Lascane (PSDB), apresentou projeto de lei que, se aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito, incluirá o teste do Reflexo Vermelho (conhecido como teste do olhinho) nas unidades neonatais do município. O exame tem por finalidade diagnosticar de forma precoce doenças como catarata, glaucoma congênitos, infecções, traumas de parto e cegueira nos recém-nascidos.

Segundo o legislador, a realização dos exames preventivos nas crianças se adequa a medicina moderna, que busca a prevenção das doenças e seu diagnóstico precoce para que não haja avanço da doença e, consequentemente, dificuldade no tratamento.

Lascane ressalta que, segundo dados estatísticos, as doenças diagnosticadas através do teste do Reflexo Vermelho atingem 3% dos recém-nascidos no mundo.

Ao contrário do teste do pezinho, difundido nacionalmente por sua obrigatoriedade, os testes da orelhinha e do olhinho são pouco conhecidos porque são realizados apenas em algumas cidades brasileiras.

Assessoria do vereador José Lascane
Liliam Fernandes - MTb 13186