Projeto exige câmeras de monitoramento nos pet shops

Objetivo é inibir crimes de maus tratos contra os animais

Não são raros episódios de maus tratos contra animais domésticos. E há notícias de vários casos desse tipo envolvendo bichos que são deixados por seus donos em pet shops para banho e tosa. Visando inibir esses crimes, o vereador Murilo Barletta (PR) apresentou projeto que exige que os estabelecimentos que prestam esses serviços disponham de câmeras de monitoramento nas dependências em que os animais são atendidos.

Barletta citou casos que tiveram repercussão nacional e causaram comoção popular, como em Curitiba, onde um funcionário foi flagrado agredindo com uma escova de metal uma cadelinha, ocasionando a morte do animal por parada cardíaca, edema e sangramento no crânio. Outro exemplo, mencionou o vereador, foi o que ocorreu no Rio de Janeiro, em que o filho da dona de um pet shop aparece dando socos nos animais que estavam tomando banho.

“Graças às câmeras de monitoramento de algumas lojas foi possível elucidar diversos casos de maus tratos contra animais, identificando os agressores e auxiliando a polícia na autuação desses indivíduos”, salientou o parlamentar, lembrando que pela sua proposta, os pet shops deverão armazenar as imagens do sistema por no mínimo 30 dias. “O monitoramento permite também que os donos acompanhem o atendimento dedicado ao seu animal.”

A propositura foi encaminhada para apreciação das Comissões Permanentes da Câmara para, posteriormente, seguir à votação em plenário.

Câmara Municipal de Santos - Gabinete do vereador Murilo Barletta (PR)
Praça Ten. Mauro Batista de Miranda nº 1, 1º andar, Sala 10, 11013-360 - Vila Nova Santos/SP
(13) 3211-4100 ramais 4120 e 4234
www.murilobarletta.com.br / facebook: murilo.barletta / twitter: @murilobarletta