Projeto do VLT será debatido na Câmara

Audiência pública acontece no dia 21 de maio

A Câmara de Santos realiza no dia 21 de maio, às 10 horas, audiência pública sobre o projeto do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista – VLT. O debate é resultado de requerimento da vereadora Fernanda Vannucci (PPS).

Serão convidados para a audiência, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves de Lima Júnior, o presidente da CET, Antonio Carlos Gonçalves, o promotor de Justiça de Santos, Dr. Daury de Paula Júnior, e o diretor do Centro Regional de Pesquisas Arqueológicas, Manoel Mateus Bueno Gonzalez.

O presidente do Sindicato dos Transportes Rodoviários de Santos, Valdir de Souza Pestana, os representantes da EMTU, engenheiro Silvio Rosa e o diretor de Gestão Operacional, Evandro Losacco, e a arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-SP), Marize Campos também serão convidados.

Na sessão desta segunda-feira (dia 6 de maio), a vereadora teve aprovado requerimento que questiona aspectos do projeto do VLT, como a autorização sobre o uso do canteiro central da Avenida Francisco Glicério, excluindo a linha férrea já existente.

Fernanda quer esclarecimentos sobre os estudos de impacto, tanto no trânsito como na ciclovia, para que tal ação seja integrada ao projeto. A vereadora também quer saber sobre as possíveis desapropriações de terrenos ou imóveis existentes ao longo do trajeto.

“Quero saber quais medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura nesta questão dos sítios arqueológicos que não estão sendo respeitados, já que as obras do lote 1 foram licitadas e previstas para iniciar em maio deste ano. Isto é preocupante, pois um projeto deste porte não pode deixar de se ater a questão arqueológica, que é de extrema importância em nossa cidade”, reforça.

O arqueólogo e diretor regional de pesquisas arqueológicas, Manoel Gonzalez, protocolou no dia 26 de abril ofício na Promotoria de Justiça Civil, e que está anexado ao requerimento de Fernanda Vannucci, solicitando ao promotor de Justiça de Santos, Dr. Daury de Paula Júnior a suspensão dos trabalhos de arqueologia do VLT no ramal Avenida Conselheiro Nébias – Valongo, além do embargo ao início das obras.

Assessoria de Imprensa da vereadora Fernanda Vannucci
Silvia Barreto
barreto.silvia@gmail.com
(13) 3211-4165 / 7803-4968 (ID: 85*19414)