Projeto de lei Vizinhança Solidária

Audrey sugere união entre comunidade e PM

Foto: Divulgação Polícia Militar do Estado de São Paulo

Temos acompanhado com frequência notícias de assaltos em vários bairros da cidade. Recentemente moradores do Marapé fizeram uma manifestação pedindo mais segurança depois que duas pessoas foram vítimas de sequestro relâmpago, em menos de 15 dias. Na ocasião, eles se reuniram com representantes do executivo, legislativo e da Polícia Militar.

Pensando em alternativas que possam inibir a ação de bandidos, a vereadora Audrey Kleys, Progressistas, apresentou na sessão desta quinta-feira o Projeto de Lei "Vizinhança Solidária". Antes, o documento foi discutido com a Comandante da Polícia Militar, Sílvia Costa, e com o Secretário Municipal de Segurança, Sérgio Del Bel.

O objetivo maior é a integração da comunidade com a Polícia Militar, com o incentivo a mudança de comportamento das pessoas buscando a solidariedade entre vizinhos, para um policiamento preventivo.

A proposta é que os moradores, de forma voluntária, recebam orientações da PM e estejam treinados para avisar sobre qualquer situação suspeita e compartilhar essas informações com a polícia. "A ideia é somar forças, é auxiliar no policiamento preventivo. Muitas vezes, por dificuldades no número do efetivo, a polícia não tem condições de estar em todos os lugares", afirma a vereadora.

O programa já foi implantado em outras cidades e os resultados foram positivos. Nos bairros onde foi realizada a "vizinhança solidária" os números de assaltos diminuíram. A expectativa é a mesma para Santos. "Os bairros terão placas indicativas citando que a aquela área é vigiada pela comunidade. Dessa forma, é possível coibir ações de bandidos e assim, reduzir casos de roubos", conclui Audrey.

Álbum de Fotos