Projeto de criação do NEP-SAMU foi apresentado em plenário

Curtir
Apresentado na Câmara de Santos na sessão ordinária da quinta-feira (01/08) Projeto de Lei (PL) 0208/2019, que determina a criação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do SAMU (NEP -SAMU), no município de Santos. A iniciativa do vereador Lincoln Reis (PL) que tem se reunido com a equipe do SAMU Santos afim de buscar melhorias ao setor de Saúde.

O NEP-SAMU tem como principal objetivo, atuar como um espaço do saber regularizado de formação, capacitação, habilitação e educação permanente de recursos humanos, para a preparação desses profissionais para o trabalho em toda a rede municipal, hospitalar e nas empresas do município de Santos.

Esse PL tomou forma, após uma avaliação sobre as atividades que a equipe do SAMU Santos tem realizado referente a Educação Permanente de Saúde desde o ano passado e percebendo a ascensão e procura de cursos, palestras e outras atividades. No ano de 2018 o SAMU Santos promoveu 15 ações entre capacitações internas e aulas de primeiros socorros para leigos, atingindo um público de 264 pessoas.

No primeiro semestre de 2019 já desenvolveu 40 atividades educativas, atingindo um público de 624 pessoas. Para o segundo semestre desse ano já estão agendadas 20 atividades do Projeto SAMU nas Escolas que treina professores, diretores e funcionários da rede pública de ensino para agirem com eficiência em situações de emergência, enquanto aguardam socorro.

Eles atuam também na atualização em atendimento pré hospitalar que acontece todos os meses, como objetivo de manter sempre atualizadas as técnicas de atendimento, visando a excelência no serviço, além disso a demanda para ministrar cursos para Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios de especialidades, entre outros vem crescendo, mostrando a importância e necessidade de um espaço para organização e administração desses cursos.

“O serviço de Educação Permanente em Saúde é essencial e previsto em lei, precisamos criar o espaço para que as carências do setor sejam minimizadas, além de disponibilizar uma estrutura necessária para o crescimento dos cursos”, conclui o parlamentar.

Evento

No próximo sábado 17 de agosto, o SAMU ministrará um curso de Primeiros Socorros na Vila Criativa da Vila Progresso, para moradores de áreas que as ambulâncias do SAMU não chegam. Será emitido certificado de participação aos participantes, uma solicitação do vereador através de requerimento 4294/2018, apresentado na Câmara de Santos.

Gilda Lima | Assessora de imprensa
Gabinete do vereador