Projeto cria política de diagnóstico precoce de Lúpus

Objetivo é tratar os sintomas de forma mais eficaz

Compartilhe!

2 curtiram
A vereadora Telma de Souza (PT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, apresentou o Projeto de Lei 112/2017, que institui a Política Municipal para o Diagnóstico Precoce de Lúpus, doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo. A proposta prevê a realização de exames de detecção e o atendimento em unidades básica de saúde e especializadas, com capacitação do corpo clínico.

O Projeto surgiu em decorrência da audiência pública promovida pela ex-prefieta no último dia 10 de maio, em alusão ao 
Dia Municipal de Conscientização e Atenção aos Portadores do Lúpus, instituído pela Lei 3.131, de 29 de abril de 2015. Durante o debate, que contou com a presença de diversos especialistas, foi identificada a necessidade de ampliação dos serviços especializados para a detecção precoce da doença, pois, quanto mais cedo se identifica a doença, mais eficaz pode ser o tratamento dos sintomas.

Na Política Municipal, Telma sugere que o diagnóstico seja feito nos serviços de Atenção Básica, em consulta clínica, por meio do exame Fator Antinuclear (FAN), e em unidades de média e alta complexidade, próprias ou conveniadas, pelo SUS. Além disso, a proposta determina que o tratamento da doença seja iniciado em até 60 dias após o seu diagnóstico.

"O Lúpus é uma doença de difícil diagnóstico e, por isso, a rede pública precisa ter conhecimento para promover um acertado diagnóstico, possibilitando o tratamento rápido e eficaz, a tempo de que os sintomas possam, até, incapacitar os seus portadores", justificou a vereadora, na apresentação do Projeto, realizada na sessão desta segunda-feira (29/5) do Legislativo santista.

Veja como foi a audiência pública em: http://www.telmadesouza.com.br/noticias-integra.asp?id=2025




ASSESSORIA DE IMPRENSA
VEREADORA TELMA DE SOUZA
(13) 3219-1890
imprensatelma@telmadesouza.com.br