Projeto cria a Semana do Voluntariado

Objetivo é incentivar e premiar ações

Curtir

Na sessão desta segunda-feira (dia 18 de março), o vereador Cacá Teixeira (PSDB) apresentou projeto de lei para instituir a Semana do Voluntariado no município de Santos, na primeira semana de dezembro. O principal objetivo da proposta é homenagear essas pessoas que fazem a diferença no dia a dia, ajudando colaborando, compartilhando alegrias, avaliando sofrimentos e melhorando a vida em comum.

“É um reconhecimento devido a estas pessoas e grupos que sustentam a corrente da solidariedade, dos direitos humanos, da paz e do amor ao próximo. Ação cidadã que contribui na construção de uma sociedade melhor”, lembra o vereador, ressaltando que o projeto traz diversas ações a serem adotadas pelo Município.

Desenvolver programa de incentivo à prática do voluntariado, capacitar os interessados e até organizar um cadastro de pessoas interessadas em instituições. “Outra ideia é manter parcerias com universidades, escolas e grupos organizados para o fomento da prática do voluntariado, além de realizar seminários, fóruns e debates sobre o tema”.

O projeto de lei apresentado também prevê o Prêmio José Gonçalves, com o objetivo de valorizar a prática e ressaltar a importância do voluntariado. “O prêmio será entregue no dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntário”.

Haverá duas categorias: individual, com premiação para o Jovem Voluntário (de 12 a 29 anos) e Idoso Solidário (para pessoas acima de 60 anos), além do Voluntário Cidadão; e o Projeto, para contemplar projetos de ações voluntárias.

O nome da premiação foi escolhido com muito carinho pelo vereador. José Gonçalves foi vereador em Santos e um dos voluntários mais atuantes na Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos. Ele faleceu no dia 23 de dezembro do ano passado, aos 100 anos. “Ele representa muito bem o que é a doação e amor ao próximo. Seu trabalho na Santa Casa fez toda a diferença e, na Câmara de Santos, deixou marcas importantes. É uma forma de reconhecer sua relevância para a nossa Cidade”.

Assessoria de imprensa
Thaís Lyra