Projeto autoriza parada fora dos pontos

Objetivo é atender pessoas com deficiência

Isabella Carrari/PMS

Pensando na mobilidade de pessoas com deficiência, o vereador Cacá Teixeira (PSDB) apresentou Projeto de Lei para garantir que ônibus possam parar fora dos pontos. A medida, segundo o parlamentar, tem como objetivo melhorar a acessibilidade de quem tem necessidades especiais, usuários de cadeiras de rodas e das pessoas com deficiência visual.

Pela lei, todas as empresas de transporte coletivo que operam na Cidade estão dispensadas de obedecer aos locais de paradas obrigatórias ou preestabelecidas dos pontos de ônibus. "A medida facilitaria a capacidade de ir e vir. Muitas vezes, o estado irregular do calçamento e a falta de acessibilidade nas calçadas dificulta o deslocamento até o ponto mais próximo”.

Caixas d´água

Outro projeto apresentado pelo vereador na sessão de segunda-feira (24 de março de 2014), prevê a obrigatoriedade de tampas e manutenção contínua de caixas d'água do município.

De acordo com os artigos da propositura, ficam os proprietários dos estabelecimentos comerciais, industriais e prédios residenciais obrigados a manter esses reservatórios limpos e tampados. “Pela lei a limpeza deve ser feita, no mínimo, a cada mês e a data precisa ser registrada do lado de fora. A tampa também deve estar perfeitamente ajustada, sem frestas, rachaduras ou desníveis”.

O principal objetivo do trabalho, esclarece Cacá, é evitar a propagação de doenças como dengue, leptospirose, viroses e até hepatite. “Além da contaminação por algas, bactérias e fungos. É questão de saúde pública”.

Assessoria do vereador Cacá Teixeira
Thaís Lyra