Programa conta com recursos da Organização Mundial da Saúde

Único veículo adaptado para atender a população em situação de rua encontra-se fora de operação desde dezembro

Os problemas enfrentados pelo programa Consultório na Rua, de atendimento à Saúde da população em situação de rua, são temas de audiência pública. O evento contará com a participação de representantes do Poder Legislativo, das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Está prevista também a presença do padre Júlio Lancellotti, vigário episcopal para a população de rua na Arquidiocese de São Paulo.
A audiência foi marcada pela vereadora Telma de Souza (PT), que afirma que o programa está com dificuldades de infraestrutura e pessoal há mais de um ano. “É um serviço muito importante para essa parcela da população que, por motivos óbvios, tem uma vulnerabilidade muito alta”.

Implementado a três anos, através de um convênio entre a Unifesp e a Secretaria de Saúde do Município, o programa conta com recursos da Organização Mundial da Saúde. Servidores municipais, universitários e coordenadores de quatro cursos da Unifesp, participam da iniciativa.

Problemas - O único veículo adaptado para atender a população em situação de rua encontra-se fora de operação desde dezembro do ano passado.
Por causa da falta mobilidade, pontos sensíveis de concentração de moradores de rua da cidade têm ficado sem atendimento.

Outro problema é o acolhimento das pessoas encaminhadas pelo Consultório na Rua, que encontram enorme dificuldade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Programação: Audiência Pública ‘Consultório na Rua’
Data: 08 de junho de 2022, às 15 horas.
Local: Auditório Zeny de Sá Goulart, Praça. Ten. Mauro Batista de Miranda, 1 - Vila Nova, Santos

Assessoria de Imprensa Vereadora Telma de Souza
(13) 99758-0076 (Whats) Flávio Leal