Primeira cirurgia de Endometriose é realizada nos Estivadores

Audrey Kleys articulou a criação do Centro de Referência em Endometriose

Curtir
A vereadora Audrey Kleys do Progressistas esteve no Hospital dos Estivadores junto o secretário Fábio Ferraz para acompanhar a cirurgia da paciente Vanessa Veroneze, 43 anos, que passou pelo acompanhamento da Policlínica do Embaré, do Instituto da Mulher e Gestante e do Ambulatório de Ginecologia do Estivadores, seguindo os encaminhamentos na rede municipal de saúde. “É um momento de celebrar! Foi uma luta que comecei junto o movimento Endomulheres. Antes as mulheres ficavam anos esperando por um procedimento fora de Santos”, explica.

A parlamentar iniciou o processo para a criação do Centro de Referência em Endometriose em Brasília no mês de agosto do ano passado. “Estive com o então Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, para explicar a necessidade da nossa cidade ter esse atendimento para as mulheres que sofrem dessa doença em Santos”.
Agora o Complexo Hospitalar dos Estivadores, da Prefeitura de Santos tem um Centro de Referência em Endometriose com o início das cirurgias por videolaparoscopia para o tratamento da doença.

REGIÃO BENEFICIADA

As nove cidades da Baixada Santista serão beneficiadas com o novo serviço. De acordo com pactuação da Prefeitura junto ao Governo do Estado de São Paulo, 60% das vagas serão destinadas à Cidade e 40% para os demais municípios. A princípio serão cerca de cinco videolaparoscopias por mês. “A partir da referência do Complexo Hospitalar dos Estivadores, o Município passa a dar atendimento pleno às mulheres com endometriose. Com a oferta de cirurgia para os casos em que o procedimento é recomendado, fechamos a linha de cuidado que se inicia com o diagnóstico na policlínica”, afirma Fábio Ferraz, secretário municipal de Saúde.

Emenda Federal

Depois de articular a criação do Centro de Referência em Endometriose no Hospital dos Estivadores, a vereadora Audrey Kleys solicitou ao deputado Ricardo Izar investimentos para a saúde da mulher em Santos. A parlamentar conseguiu a emenda no valor de 190 mil reais, que deverá ser utilizada pela secretaria de saúde do município ainda este ano para auxiliar no custeio das cirurgias de Endometriose.

Assessoria de Imprensa da Vereadora Audrey Kleys (PP)
audreykleys@camarasantos.sp.gov.br
Telefones: 3219-4653 - 3211-4100 (ramais 4127 / 4165 / 4188) -  99708-9671