Prevenção na gravidez

Audey Kleys realiza audiência pública

Compartilhe!

2 curtiram
A importância do Pré-Natal será tema de uma audiência pública nesta terça-feira, 29 de maio, às 18:30, na Câmara Municipal. A iniciativa é da vereadora Audrey Kleys, do Progressistas. Depois de participar de várias conversas com obstetras do movimento "Maternidade Materna, Não!", reuniões sobre o tema na Diretoria Regional de Saúde e visitas à maternidades de Santos, a vereadora decidiu discutir o assunto que preocupa os profissionais da saúde.

Dados mostram que a hipertensão e hemorragia estão entre as principais causas da mortalidade durante a maternidade no Brasil e acontecem na maioria das vezes pela má qualidade da assistência no pré-natal e no parto. "São as chamadas mortes evitáveis, ou seja, que poderiam não acontecer se essas mulheres tivessem acompanhamento adequado de um médico, com exames e remédios para o controle de doenças", afirma a vereadora.

Além da mortalidade, a falta deste acompanhamento das mães antes e depois do parto traz muitas outras consequências principalmente para as crianças prematuras. "Muitos bebês recebem alta da UTI e não são acompanhados da forma que necessitam. O resultado dessa ausência é percebido muitas vezes apenas quando a criança chega na idade escolar, com deficiências que atrapalham o desenvolvimento cognitivo", conclui Audrey. Ainda dentro da proposta de acompanhamento, profissionais da Casa da Esperança vão apresentar durante a audiência o programa "Recém Nato de Risco" que tem o objetivo de promover a recuperação ou amenizar as limitações dos prematuros. 

É importante reforçar também que muitas gestantes de outros municípios acabam tendo seus bebês em Santos. Por isso, entre os assuntos que serão discutidos está o planejamento de ações em conjunto com as cidades da região, para a redução dos índices de mortalidade materna e infantil. Representantes da secretaria de saúde, da DRS4, do movimento "Mortalidade Materna, Não" e do Condesb foram convidados para o debate. A Câmara Municipal fica na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, na Vila Nova. 

Álbum de Fotos