Prevenção contra doenças do coração

Fabiano sugere campanha

Preocupado com as doenças cardiovasculares, que matam cerca de 300 mil brasileiros por ano, principalmente as mulheres, o vereador Fabiano Reis apresentou, no último dia 12 de março, projeto de lei intitulado ‘Coração de Mulher’. Trata-se de uma campanha que produzirá ações de prevenção e diagnóstico da doença.

Caso seja aprovada, a campanha será realizada na última semana de setembro, coincidindo com o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, e passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Para o parlamentar, o assunto precisa ser trazido à tona, uma vez que o número de vítimas do sexo feminino vem aumentando nos últimos anos. “Apesar das doenças cardiovasculares serem do conhecimento de todos, poucos sabem que as mulheres têm 50% de probabilidade de infarto maior quando comparada aos homens”, ressalta.
Na prática, a ação “Coração de Mulher” reunirá entidades, grupos médicos e representantes da sociedade civil com o objetivo de promover diversas atividades, tais como palestras, orientações, exames preventivos, verificações de pressão arterial, entre outras medidas.

Ainda de acordo com Fabiano, a campanha é de suma importância para a área da Saúde, sobretudo pelo fato das doenças cardiovasculares serem confundidas com outras enfermidades. “Os sinais nas mulheres são menos evidentes e podem ser facilmente confundidos com outras doenças, ocasionando assim uma demora na identificação de um problema vascular”, salienta o parlamentar. “Nesse cenário, quando a paciente descobre a doença, ela já evolui. Precisamos de políticas públicas para mudar esse quadro”, conclui Fabiano.

Gabinete do Vereador Fabiano Reis
Assessor de Imprensa: Jackson de Paula – MTb 59.315