Prevenção ao suicídio é tema de audiência pública

Com a presença de autoridades da área de saúde, o evento será no auditório Zeny

1 curtiu
No mês de setembro, iniciou-se a campanha de prevenção ao suicídio em todo país. Desde 2015, a campanha promove eventos abrindo espaço para debates sobre suicídio e assim, alertando o tema para a população sobre a importância de sua discussão.

E como é importante debater este assunto com a população, o Vereador Geonísio P. Aguiar (Boquinha), irá fazer uma audiência pública na sexta feira (29), com o tema: "Setembro amarelo: Prevenção ao Suicídio". O evento acontecerá às 15h00, no auditório Zeny Goulart, localizado na Praça Tenente Mauro Baptista, nº1- Vila Nova e terá a presença de autoridades da área de saúde para debater o assunto de forma mais clara e aberta entre munícipes e autoridades.

"O assunto 'suicídio' é um mal silencioso, muitos fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. É necessário prestarmos mais atenção uns com os outros, temos que ajudar às pessoas a buscarem auxílio, informação e dar amparo para que ninguém caia neste mal", admite Boquinha.

Hoje em dia, o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e a sua ocorrência tem crescido entre os jovens. De acordo com os números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Essa taxa é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Além disso, para cada suicídio podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo.

Estima-se que um milhão de pessoas se suicidam anualmente. Ou seja, uma a cada 40 segundos. Sendo que muitas vezes na hora do problema, as pessoas não têm com quem compartilhar seus sentimentos e acabam escolhendo a pior opção. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza diariamente o apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

No artigo publicado pelo psiquiatra Dr. Sidney Gaspar, relata que os dados de suicídio na Baixada Santista são números surpreendentes. Em 10 anos, 268 pessoas se mataram na cidade santista, ou seja, 6,5 mortes para cada 100 mil habitantes.

O problema de saúde pública que o país atualmente está encarando é causado, principalmente, pelo desconhecimento das pessoas sobre as causas do suicídio e os tratamentos para evitar que ele aconteça. "Muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém querido vai tirar a própria vida. Aliás, na maioria das vezes, a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora. Por isso, é preciso falar sobre suicídio e discutir a depressão abertamente", afirma o Vereador.

______________________________________________________________
Gabinete do Vereador Geonísio P.  Aguiar (Boquinha)
Contato: (13) 3211.4179
Assessora de Imprensa: Sara Hoffmann.

Álbum de Fotos