Prevenção ao suicídio

Audiência sobre Setembro Amarelo acontece no dia 25

Compartilhe!

Curtir
O "Setembro Amarelo" é conhecido mundialmente como o mês de conscientização do suicídio. Desde de 9 de novembro de 2015, pela Lei Municipal 3.208, foi instituído o plano de prevenção ao suicídio em Santos.

E como é importante debater este assunto abertamente com a população, o Vereador Geonísio P. Aguiar (Boquinha), fará uma audiência pública na terça-feira (25/09), com o tema: "Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio". O evento acontece às 15h, no Auditório Zeny Goulart, localizado na Praça Tenente Mauro Baptista, nº1- Vila Nova e terá a presença de autoridades da área de saúde para debater o assunto de forma mais clara e aberta entre munícipes e autoridades.

"Muitas vezes as pessoas não comentam o tema por ser um tabu ou por medo, mas temos que falar sobre o suicídio abertamente, afinal, como vamos combater um ato, sem debater sobre ele?! Isso só colabora para o aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda", afirma vereador.

Atualmente, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. E estima-se que um milhão de pessoas morram desta forma por ano. Ou seja, um suicídio, a cada 45 segundos ao redor do mundo.

"É interessante lembrar que só 28 países tem uma estratégia nacional de combate ao suicídio", relembra vereador sobre alguns dados passados por especialistas da área, na audiência pública do ano passado, abordando a mesma temática.

O suicídio já é considerado a quarta maior causa de causa de morte no país. Na Baixada Santista, os índices são preocupantes e avançam de forma avassaladora entre os jovens. Segundo dados em sites especializados no assunto, mostram que no primeiro semestre de 2018 foram quase 110 tentativas e 105 mortes na Baixada.

"Como pai e avô me preocupo com as crianças e jovens de hoje, por isso faço questão de abrir espaço nessa audiência, para que o público possa entender mais sobre o assunto. Mas além de tudo isso, quero que as pessoas entendam que existe ajuda, sim!", ressalta Boquinha.

O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar pessoas de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidade de gênero. Mas este ato pode ser prevenido e se você conhece alguém próximo a você que precisa de ajuda, ligue para o Centro de Valorização de Vida (CVV), no qual tem atendimento de 24h pelo telefone 188 ou no chat (www.cvv.org.br). Além disso, Santos oferece posto de atendimento para ajuda, R. Campos Melo, 189.


______________________________________________________________
Gabinete do Vereador Geonísio P.  Aguiar (Boquinha)
Assessora de Imprensa: Sara Hoffmann. (MTB 0084250/SP)   
Contato: (13) 3211.4179

Álbum de Fotos