Presidente Marcus Vinicius Gomes de Rosis 2007 a 2010

Marcus Vinicius Gomes de Rosis (PMDB)

Santista, nascido em 23 de julho de 1961, Marcus Vinícius Gomes de Rosis - vereador pelo Partido Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) - foi o mais jovem presidente da história da Câmara dos Vereadores da cidade, assumindo o cargo com apenas 33 anos.

Comerciante, formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Administrativas de Santos - FACAS, da Universidade Metropolitana de Santos – Unimes, Marcus iniciou-se na vida política em 1989, aos 28 anos, para substituir o pai, Oswaldo Carvalho de Rosis, vereador em Santos durante mais de 20 anos, falecido em pleno mandato.

Marcus de Rosis cumpriu três mandatos na Câmara e em 1995 foi eleito presidente do Legislativo santista, cargo assumido também nos biênios 2007/2008 e 2009 e 2010, neste último, como presidente reeleito.

Não conseguiu reeleger-se em 2000, ano em que assumiu um novo desafio: comandar a Secretaria Municipal de Esportes, em razão de seu passado ligado às atividades desportivas. Seu pai foi presidente da Portuguesa Santista, do conselho deliberativo da ‘portuguesinha’ e presidente da Liga de Futebol Amador de Santos. O irmão, Rui Sérgio de Rosis, foi jogador profissional, defendendo as cores da Portuguesa Santista, Palmeiras, Santos, Curitiba e outros clubes.

Marcus de Rosis foi presidente da Associaão Atlética Portuguesa Santista entre os anos de 1986 e 1994 e teve a oportunidade de disputar campeonatos de Futebol de Salão pelo Santos e pela Briosa.

O amor pelo esporte fez com que a família De Rosis unisse esforços para realizar um sonho do falecido pai - criar uma associaão esportiva beneficente.
Em 1999 nasceu a Associaão Beneficente Oswaldo de Rosis, a ABOR, entidade sem fins lucrativos, que funciona na Praça Primeiro de Maio, na Ponta da Praia, onde atende gratuitamente cerca de 1.000 munícipes, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ali são ministradas aulas de ginástica, lambaeróbica, tai chi chuan, judô, futebol society e de salão, dança de salão e do ventre, capoeira e basquete.

Além disso, a entidade, da qual Marcus é presidente de honra, também realiza acompanhamento psicológico gratuito dos alunos e de seus familiares.