Presidente Manoel Maria Tourinho 1893 e 1894

Curtir

Manoel Maria Tourinho

O ciclo histórico da Proclamação da República em Santos seria encerrado em 1894, com a outorga à Cidade e ao município de uma Constituição - a Magna Carta da sua Soberania -, redigida e aprovada em 15 de novembro de 1894, quando era presidente da Câmara Manoel Maria Tourinho, baiano de nascimento. Figura consagrada de médico humanitário e político avançado, totalmente integrado à vida e à sociedade de Santos, desde os agitados tempos da Abolição e da campanha republicana, Tourinho era médico dedicado e caridoso, tendo também servido à Cidade como Intendente de Higiene e depois como Intendente Literário.

Foi vereador de 1877 a 1880. Em 1891 voltou à Câmara como presidente do Conselho da Intendência, onde permaneceu até 1895.

Seu nome batiza uma rua que passa por dois bairros da Cidade - Macuco e Vila Mathias.