Presidente José Cesário da Silva Bastos 1892 e 1893

José Cesário da Silva Bastos

Nasceu em São Vicente no dia 16 de setembro de 1849. Formou-se em 1872 na Faculdade de Direito de São Paulo, foi promotor público na comarca de Araraquara e depois transferiu-se para Santos. Exerceu a advocacia e participou do Conselho de Independência Municipal, sendo eleito deputado da Assembléia Constituinte do Estado de São Paulo em 1891.

No ano seguinte, foi eleito vereador e escolhido para ser presidente da Câmara Municipal de Santos em 1892 e 1893. A ele deve-se a criação do bairro da Vila Nova. Jornalista e grande figura política da Cidade, dedicou-se especialmente à Educação, sendo o responsável pela criação do primeiro grupo escolar de Santos, construído na Avenida Rangel Pestana, na Vila Mathias, prédio que leva seu nome e hoje divide suas instalações com a Diretoria Regional de Ensino de Santos, da Secretaria de Estado da Educação.
A rua localizada entre as vias Antônio Bento e Júlio Murat, no Bairro da Vila Belmiro, também leva o seu nome.